Descobertas redes de extrema direita com meio bilhão de visualizações na Europa

Relatório da Avaaz revela redes de ódio em sites como Facebook antes de eleições da União Europeia

Redação Brasil de Fato*

Um novo relatório da ONG Avaaz divulgado nesta quarta-feira (22) mostra que pelo menos 533 milhões de europeus, nos últimos três meses, foram expostos a propaganda de extrema direita, mensagens de ódio, notícias e citações falsas e vídeos editados para estigmatizar imigrantes.

Segundo Christoph Schott, da Avaaz, a União Europeia está “afogada em desinformação” conforme as eleições para o parlamento da União Europeia se aproximam. Apenas as redes reveladas atingiram uma média de 6 milhões de pessoas por dia.

“São táticas de desinforamação sendo usadas para fingir que uma questão específica, geralmente odiosa, racista e xenófoba, é muito mais popular do que é na verdade”, disse Schott à DW.

Ao todo, foram descobertas 500 páginas e grupos de ódio e extrema direita na Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Polônia e Itália. 77 páginas, totalizando 5 milhões de seguidores, já foram removidas. Como comparação, páginas de partidos de extrema direita dos países acima tem apenas 2 milhões de seguidores somadas.

Entre os exemplos de manipulação, está uma página de apoio ao partido de Matteo Salvini, político de extrema direita e aliado de Jair Bolsonaro, que mostra imigrantes destruindo uma viatura policial. O trecho, na verdade, é retirado de um filme. Na Espanha, páginas de extrema direita criam canais como títulos insuspeitos como “assistafilmesgratis.es” e depois gradualmente mudam para “Filmes Espanhóis” e depois “Lute pela Espanha”, com conteúdos cada vez mais conservadores.

O mesmo é feito em diversos países: grupos de estilo, dicas de moda e música aos poucos começam a inserir discurso de ódio em suas postagens. Na Alemanha e Polônia, grupos neonazistas também usam essas táticas para evocar imagética nazista e dizer que imigrantes estão invadindo a Europa para “roubar, estuprar e declarar guerra”.

Além das 77 páginas removidas, o Facebook já retirou 230 contas individuais do ar. “Mas isso não é nem perto do suficiente”, diz Schott.

“Eles fizeram algo de emergência, mas é tão doente que não é suficiente. Eles tem que fazer esse trabalho eles mesmos. Milhões de europeus foram expostos à mentira, manipulação e ódio e a maioria nunca saberá disso – a não ser que eles ajam agora”, protesta o diretor da Avaaz.

*Com informações da Deutsche Welle

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira

Imagem: Reprodução do relatório da Avaaz

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × três =