Interesse Público: direitos e desafios de povos ciganos no Brasil

O programa de notícias vai ao ar aos domingos, às 17h30, na TV Justiça, e depois fica disponível no canal do MPF no YouTube

Na edição desta semana, você vai conhecer um pouco mais sobre a história de um povo rico em lendas, envolto em mistérios e que luta para sobreviver e manter suas tradições: os ciganos. Vai ver como o Ministério Público Federal trabalha para garantir os direitos dessa população, que tem origem antiga e está espalhada pelo planeta.

As dificuldades enfrentadas pelos ciganos brasileiros é o tema da entrevista com vice-procurador-geral da República Luciano Mariz Maia, que é coordenador da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF. 

Em todo o Brasil, a segurança de barragens (ou melhor, a falta dela) ainda preocupa a população. Empresas, instituições públicas, governo e comunidades relatam a incerteza e a apreensão em relação aos riscos reais de rompimento. O Interesse Público foi até o Rio de Janeiro, onde o MPF promoveu um seminário para debater esse tema.

O meio ambiente também está em destaque no programa desta semana. O quadro MPF Explica fala sobre as conquistas do novo Código Florestal Brasileiro, que comemora sete anos.

E a segunda fase do projeto Amazônia Protege mostra os resultados do combate ao desmatamento ilegal da nossa majestosa floresta, considerada a mais rica em biodiversidade do planeta e também reconhecida como o berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Onde assistir

O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: [email protected].

Caso tenha interesse em ser retransmissor do conteúdo de telejornalismo do Ministério Público Federal entre em contato conosco! A parceria é gratuita.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República

Brasília – Show de dança cigana encerra evento que marca a celebração do Dia Nacional do Cigano, que reuniu 300 representantes de 19 estados e do Distrito Federal, em 2013. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom /ABr

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − 9 =