Bolsonaro é uma ameaça aos povos indígenas’, afirma Raoni

Líder caiapó Raoni Metuktiri, um dos principais nomes internacionais em defesa da Amazônia, afirmou que o governo Jair Bolsonaro é “uma ameaça” a todos os povos indígenas. “Os povos indígenas estão preocupados. Acreditam que Bolsonaro pode acabar com nosso povo”, disse Raoni. “Não aceitamos a violação dos direitos indígenas e dos territórios indígenas. Essa gestão é contra o povo indígena”, completou. 

por Brasil 247, com informações da Agência Estado / IHU On-Line

Para o líder caiapó Raoni Metuktiri, um dos principais nomes internacionais em defesa da Amazônia, o governo Jair Bolsonaro é “uma ameaça” a todos os povos indígenas. “Os povos indígenas estão preocupados. Acreditam que Bolsonaro pode acabar com nosso povo. Queremos falar, mostrar para o governo essa pressão que sofremos de madeireiros e garimpeiros. Precisam respeitar nossos direitos”, disse Raoni, que no mês passado foi recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano, e também pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

“Queremos dialogar com o governo, mostrar a ele que nós, indígenas, não aceitamos o que Bolsonaro pensa sobre nós, não aceitamos a violação dos direitos indígenas e dos territórios indígenas. Essa gestão é contra o povo indígena“, disse Raoni em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

O líder indígena também criticou duramente a paralisação das demarcações de terras indígenas e os projetos do governo que permitem a abertura das reservas para a exploração comercial, o que é proibido pela legislação atual. “Agricultura não é coisa para ser feita em terra indígena. O que precisa é respeitar a terra, apenas isso”, disse.

Papa Francisco troca presentes com o líder indígena brasileiro Raoni durante uma audiência privada no Vaticano nesta segunda-feira (27). Foto: Vatican Media / AFP

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco + 5 =