“Educação Ambiental desde el Sur”: Grupo de Estudos da Unirio lança livro para baixar da internet

Por Giuliana Franco Leal (NUPEM/UFRJ)

O livro “Educação Ambiental Desde El Sur” [organizado por Anne Kassiadou, Celso Sánchez, Daniel Renaud Camargo, Marcelo Aranda Stortti e Rafael Nogueira Costa] apresenta-se como produto de um esforço coletivo do Grupo de Estudos de Educação Ambiental Desde El Sur, voltado a pensar e praticar uma educação ambiental crítica.

Os autores apresentam com clareza sua compreensão da vertente crítica da educação ambiental, situando-a no terreno das lutas pelos bens comuns, no diálogo com a Ecologia Política e na busca da construção de um pensamento decolonial, com ênfase às raízes latino-americanas.

O livro agrega um conjunto de artigos que, embora possam ser lidos de modo independente, conectam-se coerentemente pela temática e pela fundamentação teóricometodológica – seja promovendo reflexões teóricas sobre o tema, seja elaborando análises de experiências de educação ambiental ou análises de conjuntura envolvendo temas afins.

Suas discussões trazem uma contribuição importante, voltada à construção e ao fortalecimento de uma educação ambiental crítica, perpassada por um olhar que valoriza a alteridade e não se subordina à tradição colonial de pesquisa e educação.

O livro pode ser baixado AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

doze + 20 =