Frente indígena realizará primeira reunião de planejamento e prioridades

Por Ascom/ Dep. Joenia Wapichana  

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDI) realizará nesta terça-feira, 11, a primeira reunião do pleno. A reunião será na Câmara dos Deputados, plenário 08, anexo II.

O objetivo da reunião é identificar as atividades e prioridades de atuação da Frente ao longo da legislatura. Foram convidados para esta atividade, deputados, senadores, organizações indígenas e sociedade civil.

A coordenadora da Frente, a deputada federal Joenia Wapichana (REDE/RR), fala da necessidade de reunir com os membros, principalmente, após a primeira conquista em relação ao processo de demarcação de terras indígenas com a aprovação da Medida Provisória 870/19 que garantiu a permanência da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) no Ministério da Justiça junto com a demarcação, uma das principais reivindicações dos povos indígenas desde o início do ano.   

“Existe uma necessidade de discutirmos estratégias de defesa dos direitos, principalmente, relacionada às terras indígenas após a aprovação da MP 870. Temos que pautar de como será o nosso acompanhamento diante dessa decisão”, destacou Joenia Wapichana, pontuando também as pautas sobre saúde, educação, ambiental e consulta prévia como uma das prioridades.  

Coordenada pela primeira deputada indígena do Brasil, a FPMDDI, com apenas três meses de atuação, já tem avanços como a aprovação da MP 870/19, uma das principais bandeiras no Congresso Nacional, apoio e articulação no 15º Acampamento Terra Livre (ATL) 2019, visita à terra indígena Waimiri Atroari juntamente com a Frente Ambientalista e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o acompanhamento das questões indígenas no legislativo, executivo e judiciário.   

Lançada no mês de abril, a Frente Mista é composta oficialmente por 210 deputados e 27 senadores, além das organizações indígenas e organizações da sociedade civil.

Imagem: Lideranças indígenas Pataxó apresentam demandas à deputada em reunião na Câmara ( Foto: Luís Marques)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

6 + seis =