Audiência Pública diz não à construção da barragem em Pedreira (SP)

No MAB

Na noite de sexta-feira (05), na Câmara Municipal de Pedreira, interior de São Paulo, foi realizada a Audiência Pública – “A Vida em Primeiro Lugar – Barragens não!”. O debate foi presidido pela Frente Parlamentar em defesa do Setor da energia, barragens, saneamento básico e recursos hídricos do estado de São Paulo. 

A barragem em Pedreira, que está em construção pelo Governo do Estado, é considerada pelos atingidos como uma “bomba relógio na cabeça do povo”, já que fica em uma distância de 800 metros das primeiras casas no bairro Santa Rita e somente 3 quilômetros do centro da cidade de Pedreira. O projeto tem a dimensão de 52 metros de altura e 700 metros de extensão. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens considera esta barragem um crime social e ambiental para a região de Pedreira, pelo potencial de destruição de vidas humanas e do meio ambiente. Consideramos a barragem desnecessária, entendemos que há outras alternativas para o Governo do Estado, sem a construção desta monstruosa obra; citamos alguns: mais investimentos em recuperação de mananciais, reaproveitamento de reservatórios que já existem e melhorias e manutenções periódicas no sistema de abastecimento para evitar as perdas de água.

A população teme um possível rompimento da barragem, pois não há nenhum debate por parte dos envolvidos na construção sobre a segurança da população a jusante da obra. Estima-se que, em caso de rompimento da barragem, a água atinge as primeiras casas  em 2 minutos e chegaria no centro da cidade em apenas 5 minutos. Muitas vidas estão em risco no caso da construção desta obra. Portanto, barragem em Pedreira não!

Imagem: A barragem (em bordô) começava a ser construída a 800 metros do bairro Ricci e a dois quilômetros do centro da cidade de Pedreira, na região de Campinas – REPRODUÇÃO

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 − 1 =