CPT Piauí celebra 40 anos de luta pela Terra e pela Vida!

Memória, Resistência e Esperança!

CPT Piauí

A Comissão Pastoral da Terra no Piauí (CPT-PI) busca seguir a memória subversiva do Evangelho, da vida e da esperança, fiel ao Deus dos pobres, à terra de Deus e aos pobres da terra, ouvindo o clamor que vem dos campos e florestas, seguindo a prática de Jesus, que procura ser presença solidária, profética, ecumênica, fraterna e afetiva através de um serviço educativo e transformador junto aos povos da terra e das águas, para estimular e reforçar seu protagonismo.

É uma Pastoral ligada à linha de serviço da caridade, justiça e da paz da Igreja Católica, mas que atua de forma ecumênica e historicamente tem sido assumido, através de agentes, lavradoras e lavradores um trabalho de base com a organização, formação e memória dos mártires da Terra, priorizando a convivência fraterna com a diversidade de povos, raças, etnias e credos.

No Brasil foi criada em 1975, em Goiânia (GO), e no Piauí surge a Comissão Pastoral da Terra, também conhecida como CPT, a partir do clamor dos povos do campo, das águas e das florestas, em meio à ditadura militar no Brasil, no ano de 1979. 

Na ocasião, o Governo fomentava empresas e latifundiários a investir nas terras da Amazônia e do Nordeste, fato que causou a expulsão de lavradores e lavradoras que há tempos já viviam nestas terras, e por não haver documentação, muitos foram ameaçados e expulsos de seus lares, alguns moradores resistiram a essa expulsão e fortes conflitos de terra se desencadearam. Surge assim a CPT-PI em apoio aos lavradores e lavradoras do campo com o intuito de fortalecer a luta digna e justa por Terra e direitos.

Nesses 40 anos de caminhada tivemos inúmeros desafios, mas também muitas vitórias conquistadas com a luta dos/as agentes, lavradores, lavradoras e dos amigos e amigas que sempre contribuíram com a nossa causa. Hoje viemos a cada uma e cada um que ajudou a construir a CPT-PI para agradecer, para lembrar e, principalmente, para animar a luta e fortalecer a ESPERANÇA no meio do povo.

Por isso, iniciaremos as nossas comemorações a partir das comunidades, da base, onde a CPT surgiu primeiro, e convidamos a todas e todos a celebrar os 40 anos da CPT no Piauí do jeito que cada um sabe celebrar… crianças, jovens, mulheres, homens e velhos com as crenças, rezas, rituais, músicas, danças, encontros, sorrisos, abraços, saberes e sabores que cada comunidade possui e traz consigo evidenciando a MEMÓRIA, RESISTÊNCIA e ESPERANÇA dos povos da Terra, das Águas e das Florestas do estado do Piauí.

Vocês fazem parte dessa história!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 3 =