Nota da Frente Parlamentar Mista sobre o ataque e invasão ao território do povo Wajãpi no Amapá

A FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS – FPDDI vem manifestar preocupação com o ataque e invasão de garimpeiros ao território do povo Wajãpi no Amapá, assim do possível homicídio de uma liderança indígena, conforme comunicado feito pelos próprios indígenas via mensagem de áudio e noticiado na imprensa do Estado, na tarde deste sábado, 27 de julho.

Para apurar mais informações e pedir proteção ao povo Wajãpi, a Coordenadora Geral desta Frente, a Deputada Federal Joenia Wapichana encaminhou o pedido ao Ministério da Justiça e a Superintendência Regional da Polícia Federal do Amapá. Da mesma forma, o Coordenador Geral da Frente no Senado, o Senador Randolfe Rodrigues, que recebeu as primeiras informações, também já tomou providências sobre o caso.

Por fim, reiteramos também a obrigação do Estado Brasileiro de garantir o direito dos povos indígenas de terem medidas que evitem a prática constante contra a vida e os seus bens e de proteção devida diante da grave violação dos seus direitos, com a repressão e punição dos responsáveis. 

Manifestamos solidariedade à luta dos povos indígenas do Brasil, especialmente, a luta do povo indígena Wajãpi que passa por esse momento de resistência.

Brasília, 27 de julho de 2019.

Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

Foto: Fábio Nascimento /Mobilização Nacional Indígena

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze − quatro =