Presidente da OAB interpelará Bolsonaro no STF

Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira desapareceu durante ditadura

por Guilherme Amado, em Época

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, decidiu ir ao STF contra Jair Bolsonaro para que o presidente da República revele qual é o paradeiro de seu pai, o estudante de Direito Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desaparecido em 1974, durante a ditadura militar.

O advogado da ação será o ex-presidente da OAB Cezar Britto.

“Vou ao STF interpelar para que ele esclareça”, afirmou Santa Cruz, referindo-se a Bolsonaro.

O pai de Santa Cruz desapareceu após ser preso em Copacabana, no Rio de Janeiro, por agentes do DOI-Codi, durante encontro com outro colega, também militante da Ação Popular, Eduardo Collier Filho.

Em nota divulgada à imprensa, Felipe Santa Cruz chamou de “crueldade” o comportamento de Bolsonaro com sua dor e a de sua família.

Leia a íntegra da nota:

“Como orgulhoso filho de Fernando Santa Cruz, quero inicialmente agradecer pelas manifestações de solidariedade que estou recebendo em razão das inqualificáveis declarações do presidente Jair Bolsonaro. O mandatário da República deixa patente seu desconhecimento sobre a diferença entre público e privado, demostrando mais uma vez traços de caráter graves em um governante: a crueldade e a falta de empatia. É de se estranhar tal comportamento em um homem que se diz cristão. Lamentavelmente, temos um presidente que trata a perda de um pai como se fosse assunto corriqueiro – e debocha do assassinato de um jovem aos 26 anos.

Meu pai era da juventude católica de Pernambuco, funcionário público, casado, aluno de Direito. Minha avó acaba de falecer, aos 105 anos, sem saber como o filho foi assassinado. Se o presidente sabe, por ‘vivência’, tanto sobre o presente caso quanto com relação aos de todos os demais ‘desaparecidos’, nossas famílias querem saber.

A respeito da defesa das prerrogativas da advocacia brasileira, nossa principal missão, asseguro que permaneceremos irredutíveis na garantia do sigilo da comunicação entre advogado e cliente. Garantia que é do cidadão, e não do advogado. Vale salientar que, no episódio citado na infeliz coletiva presidencial, apenas o celular de seu representante legal foi protegido. Jamais o do autor, sendo essa mais uma notícia falsa a se somar a tantas.

O que realmente incomoda Bolsonaro é a defesa que fazemos da advocacia, dos direitos humanos, do meio ambiente, das minorias e de outros temas da cidadania que ele insiste em atacar. Temas que, aliás, sempre estiveram — e sempre estarão — sob a salvaguarda da Ordem do Advogados do Brasil.

Por fim, afirmo que o que une nossas gerações, a minha e a do meu pai, é o compromisso inarredável com a democracia, e por ela estamos prontos aos maiores sacrifícios. Goste ou não o presidente.”

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco + doze =