De acordo com brigadistas, o fogo iniciou na noite de sábado (14). Chamas chegaram às margens da rodovia Everaldo Martins.
Por Dominique Cavaleiro, G1 Santarém
Brigadistas de incêndio de Alter do Chão e Corpo de Bombeiros combatem um incêndio de grandes proporções que atingiu a Floresta em Alter do Chão, localizada em Santarém, no oeste do Pará. As chamas avançaram para a rodovia Everaldo Martins e o incêndio se estende até Ponta de Pedras.
Segundo os brigadistas, as chamas começaram no sábado (14) e afetam grande área da mata nativa. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também se deslocou para dar apoio na ocorrência.
Ao G1 e TV Tapajós o Corpo de Bombeiros informou que até os militares que estão de folga estão sendo acionados para dar apoio no combate ao incêndio.
Brigadistas estão na mata tentando combater incêndio em Alter do chão.
— Dominique Cavaleiro (@domicavaleiro) September 15, 2019
(Imagens: Brigada de Alter do Chão) pic.twitter.com/uEdrpJQoDV
De acordo com Daniel Govino, da Brigada de Incêndio, os trabalhos começaram às 5h da manhã deste domingo (15) com oito brigadistas e somente um carro.
“São três focos grandes de incêndio, o menor a gente combateu, o segundo estamos confiando no vento e na estrada que ele vá apagar sozinho e agora, por estratégia, vamos atacar o maior. Esse fogo está desde Alter do Chão, até Ponta de Pedras. Estamos chamando voluntários e apoio de lanchas para tentar apagar o fogo que está muito alto”, contou.
Nas primeiras horas da manhã deste domingo (15) centenas de fotos viralizaram nas redes sociais com uma verdadeira cortina de fumaça sob a vila de Alter do Chão. Pelas imagens aéreas também é possível vislumbrar a extensão do fogo que atinge a floresta.
De acordo com Corpo de Bombeiros, a situação é mais preocupante em Ponta de Pedras, já que as chamas estão chegando próximo à área residencial da comunidade.
Na noite de sábado (14) populares já registravam o início do incêndio. O vídeo mostra a situação em Ponta de Pedras.
— Dominique Cavaleiro (@domicavaleiro) September 15, 2019
Vídeo: Paulo Humberto pic.twitter.com/GhJ8Bo55iH
–
Imagens aéreas de uma das áreas afetadas pelas chamas em Alter do Chão. Foto: Brigada de Alter do Chão