50 famílias sofrem despejo em Alvorada do Sul, norte do Paraná

É a 8ª reintegração de posse realizada durante a gestão de Ratinho Junior (PSD) à frente do governo do estado

Redação Brasil de Fato

Os sentimentos de indignação e tristeza tomaram conta das mais de 50 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade Ester Fernandes, em Alvorada do Sul, região norte do Paraná. Cerca de 200 policiais, 60 viaturas e integrantes da Tropa de Choque realizaram, nesta manhã (31), o despejo das famílias, que vivem e produzem na área há 10 anos.  

“Nós não queremos ouro e prata, não. O que nós queremos é isso aqui, ó, um pedaço de terra que vai dali até aqui em cima, pra gente ter o nosso sustento, comer, ter água, ter uma animal pra gente sobreviver. Gostamos da terra, fomos criados na terra, aí vem essas pessoas injustas. O governo não conhece a situação dos Atalla? Não sabem quem são, não conhece as dívidas dessas pessoas? Cadê o governo que não ajuda o povo?”, questiona Maria Helena, moradora do acampamento.   

A área, de 692 hectares, é chamada fazenda Palheta e pertence ao grupo Atalla, proprietário da Usina Central do Paraná. A fazenda foi classificada pelo Incra como grande latifúndio improdutivo em 2008, e ocupada pelos agricultores e agricultoras sem terra em janeiro de 2009.

Além da improdutividade das terras, o grupo Atalla deve cerca de R$ 650,2 milhões para a União e foi flagrado com trabalhadores em situação análoga à escravidão, a partir de investigação do Grupo EspecLeia Maisial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal.

Ao todo, 150 pessoas vivem na comunidade Ester Fernandes, entre crianças, jovens, adultos e idosos. As famílias, que fazem parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), já sofreram dois despejos na área, em 2009 e 2010, no entanto, conseguiram se reorganizar e reocupar a fazenda. Com esse novo despejo, as famílias terão até o final do dia para deixarem a área. Elas estão sendo alojadas provisoriamente no Assentamento Iraci Salete, localizado no mesmo município.

Esse é o oitavo despejo de famílias sem-terra executado no Paraná, desde o início da gestão de Ratinho Junior (PSD) à frente do Governo do estado, e o segundo em um período de dois meses. No mês passado, em 20 de setembro, foram despejadas 54 famílias acampadas na comunidade José Rodrigues, em Laranjal, região centro do Paraná.

A quantidade de despejos no estado contraria o projeto proposto pelo próprio governo estadual, que prometeu avançar no desenvolvimento regional dos pequenos municípios do Paraná. Existem, ainda, pelo menos outras 70 áreas de acampamentos rurais sob ameaça de despejo no estado.

Edição: Lia Bianchini

Imagem: Ao todo, 150 pessoas vivem na comunidade Ester Fernandes, entre crianças, jovens, adultos e idosos / Divulgação

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × quatro =