Da América do Sul à Europa: nova anfitriã da Conferência do Clima (COP 25) é a Espanha

Mais rápido do que se imaginava, desistência do Chile, anunciada no dia 30 de novembro, foi contornada. Período do encontro permanece entre 2 e 13 de dezembro, em Madri

Sucena Shkrada Resk, da 350.org no Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (01/11), que a Espanha será a nova anfitriã da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-25) em substituição ao Chile, que declinou no último dia 30 de sediar o evento, devido à crise sociopolítica que atinge o país sul-americano. O período do encontro foi mantido e permanece entre os dias 2 e 13 de dezembro, em Madri. Das temperaturas quentes dos trópicos, os participantes irão para um contexto do frio europeu. Es A situação foi contornada em tempo suficiente para não causar provavelmente prejuízos à agenda oficial, na qual devem participar representantes de cerca de 200 nações do mundo e atrair mais de 20 mil pessoas à capital. O presidente espanhol Pedro Sánchez ofereceu Madri, como sede, nesta quinta-feira.

A corrida contra o tempo para a organização do evento é o grande desafio imposto a partir de agora. A Espanha também terá em 10 de novembro, eleições legislativas, o que canaliza esforços, que antecedem a COP-25. Paralelamente centenas de pessoas se reunirão em eventos que terão a participação da sociedade civil organizada, da academia e do empresariado. Estaremos lá! A meta principal da conferência é conduzir as negociações para compromissos mais robustos em direção à uma economia de baixo carbono (veja também Entenda o que está em jogo com o limite de aumento da temperatura média do planeta em 1.5º C até o final do século ). Uma tarefa de fôlego!

Sobre a 350.org no Brasil e a causa climática

A 350.org é um movimento global de pessoas que trabalham para acabar com a era dos combustíveis fósseis e construir um mundo de energias renováveis e livres, lideradas pela comunidade e acessíveis a todos. Nossas ações vêm ao encontro de medidas que visem inibir a aceleração das mudanças climáticas pela ação humana, que incluem a manutenção das florestas.

Desde o início, trabalha questões de mudanças climáticas e luta contra os fósseis junto às comunidades indígenas e outras comunidades tradicionais por meio do Programa 350 Indígenas e vem reforçando seu posicionamento em defesa das comunidades afetadas por meio da campanha Defensores do Clima. Mais uma vertente das iniciativas apoiadas pela 350.org é da conjugação entre Fé, Paz e Clima.

Imagen tomada del sitio: Ecologia.verde

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 − doze =