Risco de espalhamento da COVID-19 em populações indígenas: considerações preliminares sobre vulnerabilidade geográfica e sociodemográfica

Abep

No dia 18 de abril de 2020 foi divulgado o relatório técnico “Risco de espalhamento da COVID-19 em populações indígenas: considerações preliminares sobre vulnerabilidade geográfica e sociodemográfica”, realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), contando com participação de pesquisadores do GT de Demografia dos Povos Indígenas da ABEP e do IBGE. 

Resumo

Esse relatório analisa o potencial de exposição de populações indígenas à COVID-19 conforme ocorre a disseminação do SARS-CoV-2 pelo território brasileiro. Integrando diversas bases de dados, busca-se identificar quais são os segmentos da população indígena que apresentam maior vulnerabilidade segundo diferentes recortes populacionais, representados por indígenas residentes em municípios e zonas urbanas e rurais, em municípios abrangidos por Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e em Terras Indígenas (TIs) oficialmente reconhecidas. As análises baseiam-se na exposição geográfica da população indígena em municípios classificados segundo níveis de probabilidade de epidemia, estimada para a população municipal, com base em metodologia previamente reportada. Adicionalmente, foram descritos fatores socioeconômicos e demográficos potencialmente relacionados à vulnerabilidade à ocorrência de COVID-19 na população residente em TIs.

Por ser o primeiro relatório de uma série que buscará acompanhar a disseminação da epidemia na população indígena, o enfoque do mesmo é de caráter descritivo. Isso se justifica de duas formas: (1) o grande desafio que tem sido reunir dados de diferentes fontes e instituições e realizar sua compatibilização para os diferentes níveis administrativos atribuídos às populações indígenas; (2) A urgência em gerar informações para subsidiar estratégias de contenção da pandemia e priorização de locais para intervenções por parte do poder público, o que justifica a necessidade de sermos oportunos, independentemente da completitude do relatório.

Clique aqui e leia o Relatório completo

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Íris Morais Araújo

Foto: Mídia Ninja

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezessete + 1 =