Surto em 166 trabalhadores de empresa agrícola com sede em Paracatu assusta Unai

Paracatu.Net

Uma grande operação agrícola da gigante chinesa LongPing High-Tech, instalada no Distrito Industrial de Paracatu, se transformou em um problema de grande magnitude para o Noroeste e todo o estado de Minas. Com a confirmação de 166 casos positivos através de testes sorológicos, ganhou maior dimensão o surto de Covid-19 entre mais de 1000 trabalhadores rurais alojados em alguns hotéis e pensões em Unaí, MG do que a soma dos casos das cidades do Noroeste.

Conforme as informações obtidas até aqui, o foco inicial do surto teve início em um alojamento onde 266 trabalhadores após testados, permaneciam em isolamento, 166 tiveram resultado positivo. As pessoas testadas são funcionários da empresa, que atua na agricultura no município, e pessoas que tiveram contato com os contaminados.

O Ministério Público já notificou a Prefeitura Municipal para informar as ações que foram tomadas e a situação do surto. O Governo do Estado de Minas Gerais está acompanhando a situação e providenciando o aporte necessário.

Os mais de 1000 trabalhadores temporários chegaram em Unaí cerca de 60 dias atrás, e após acordo da empresa com as autoridades, a Prefeitura Municipal publicou decreto regulamentando os procedimentos que seriam seguidos.

Até a eclosão do surto, Unaí apresentava baixo índice de infectados. Também não ocorreram óbitos no município, que conta com aproximadamente 90 mil habitantes.

A empresa LongPing High-Tech é líder no mercado de sementes da China. Chegou ao Brasil em 2017.  Tem escritório-sede em São Paulo e unidade de produção de sementes em Paracatu, MG. 

A produção de sementes é feita em lavouras de terceiros nas propriedades da região Noroeste de Minas. A empresa contrata os trabalhadores temporários para executarem as tarefas manuais na plantação. Esses trabalhadores vêm de diversos estados do Brasil, e são alojados em hotéis e pensões na região o que já é motivo de muitas críticas por parte da população.

A população de Paracatu, Unaí e toda região espera maiores informações sobre o atual foco de contaminação que ocorreu nesses hotéis e alojamentos na cidade. Pouca informação geram boatos. Também esperamos a pronta e efetiva ação dos Poderes Públicos e da empresa no controle deste surto.

Nota de hoje da Prefeitura Municipal de Unaí

TODOS SEM SINTOMAS e NENHUM HOSPITALIZADO

Essa é a condição dos 167 novos casos positivos para Covid-19 em Unaí, resultado da testagem em massa feita pela empresa LongPing High-Tech em 261 pessoas.

As pessoas testadas são funcionários da empresa, que atua na agricultura no município de Unaí, e pessoas que tiveram contato com os contaminados.

A testagem foi feita a partir do resultado positivo de um de seus funcionários, no início desta semana.

Apenas um, dos 167 novos casos, incluídos no boletim de hoje, sexta-feira, 29/5, não funcionário da LongPing. Trata-se de uma mulher, que apresentou febre e tem 26 anos de idade.

A empresa LongPing, encaminhou NOTA à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Unaí, nesta data, 29/5/2020, com a informação de que seria distribuída à imprensa local.

Nota de esclarecimento da LongPing High-Tech (enviada à Prefeitura)

“A LongPing High-Tech esclarece que sempre cumpriu com todos os termos dos decretos municipais aplicáveis a suas atividades e que não mede esforços para preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí e região.

Mesmo tomando as devidas precauções e adotando todas as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), um funcionário apresentou sintomas da Covid-19, fato que motivou a empresa a realizar mais de 250 testes, incluindo contratados, terceirizados e funcionários do hotel onde os trabalhadores se hospedam.

Todos os trabalhadores do hotel e terceiros testaram negativo. Os funcionários da empresa que indicaram Covid-19 ativa foram imediatamente isolados e permanecem em quarentena, conforme recomendação médica e da OMS.

Os resultados foram informados às autoridades sanitárias para as devidas providências e orientações e a empresa está trabalhando em parceria com as autoridades do município.

Todos os indivíduos que apresentaram teste positivo passam bem, estão assintomáticos e com evolução favorável da doença, não sendo necessário até o momento internação hospitalar.

A LongPing esclarece ainda que não é possível determinar qual a origem da contaminação, uma vez que os trabalhadores estão na região pelo menos desde o início de abril quando já havia um estágio de transmissão comunitária do novo coronavírus.

A empresa ressalta seu compromisso com a cadeia de abastecimento de alimentos, considerada atividade essencial, e de relevante importância econômica para a cidade e região, gerando riqueza e renda e movimentando uma rede de fornecedores que inclui toda produção agrícola, hospedagem, alimentação, serviços de saúde e transporte, entre outros.

Diante de todo o exposto, a LongPing High-Tech ressalta ainda o esforço humano que têm sido despendido para preservar a saúde de seus funcionários e evitar eventual sobrecarga do serviço de saúde pública de Unaí.

As ações que vem sendo tomadas desde o início dos trabalhos da cidade incluem:

– Equipe de saúde dedicada aos funcionários 24 horas por dia;

– Contratação de serviço privado de saúde para suporte emergencial, internação e tratamento de terapia intensiva para os funcionários, caso necessário;

– Contratação de serviço privado de ambulância disponível 24 horas por dia;

– Distribuição e orientação para uso de máscaras e álcool em gel 70%;

– Uso obrigatório de máscaras;

– Avaliação clínica diária das condições de saúde dos funcionários;

– Rotina diária de trabalho limitada a saída do hotel – trabalho no campo – retorno ao hotel;

– Orientação para que os funcionários evitem circular e criar aglomerações na cidade e nos hotéis;

– Reserva de quartos destinados exclusivamente para isolamento de casos suspeitos ao indício de qualquer sintoma.”

O que diz a empresa

A Reportagem do Portal Paracatu.Net fez contato com a Assessoria de Comunicação da LongPing High-Tech na tarde da última quinta-feira (28/05). A empresa confirmou através de sua assessoria que “alguns funcionários da unidade de Paracatu tem contato com os trabalhadores alojados em Unaí”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × 1 =