Nota de solidariedade ao povo Munduruku pela perda do Cacique Vicente Saw e professor Amâncio

No MAB

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu pesar pelo falecimento do Cacique Vicente Saw Mundukuru, 71 anos, e do professor Amâncio Ikon Mundukuru, 60 anos, das lideranças históricas do povo Munduruku do Alto e Médio Tapajós, que tombaram devido à pandemia de covid-19.

O Cacique Vicente Saw, da aldeia Sai Cinza, partiu em 01/06/2020 e será sempre lembrado por sua trajetória em defesa do território indígena. O professor Amãncio Ikon, da Aldeia Praia do Índio, partiu em 02/06/2020 e deixa um grande legado na educação, bem como uma trajetória como guerreiro em defesa de seu povo.

Professor Amâncio Ikon Munduruku. Foto: divulgação

Gostaríamos de nos solidarizar também com o povo Munduruku pela perda de Jerônimo Manhuary (86 anos), Angélico Yori (76 anos) e Raimundo Dace (70 anos), também pela covid-19. Os idosos são aqueles que guardam a história, são os sábios, e sua perda é sempre irreparável.

Lamentamos profundamente as perdas, todas as vidas perdidas são insubstituíveis, ainda mais quando possuem uma trajetória de resistência popular. Sem essas lideranças, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor.

Desejamos forças, saúde e resistência a todos os povos indígenas, especialmente os Mundurukus, que nos ensinam e nos dão coragem a cada dia para defender a região do Tapajós e lutar pela natureza e pela vida. Juntos iremos vencer esse momento tão difícil que estamos passando. Na esperança de dia melhores, seguimos. Sawe!

Imagem destacada: Cacique Vicente Saw Munduruku (Foto: Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − 4 =