Projeto Passeios Verdes lança websérie educativa sobre agroecologia

Por Fundo Casa Socioambiental

Em tempos de pandemia o melhor a fazer é ficar em casa! E que tal curtir uma divertida websérie sobre agroecologia neste período? O projeto Passeios Verdes promoveu um intercâmbio entre jovens da área urbana e rural de Pernambuco com o objetivo de provocar uma reaproximação da terra e da natureza.

O Passeios Verdes foi idealizado para gerar oportunidades que contribuam para a inserção social de jovens e suas famílias em atividades que buscam incentivar a participação, o exercício da cidadania ativa e a promoção de uma cultura de paz. As vivências foram guiadas pelos educadores Juliane Fuchs e Sérgio Gwiri. Sérgio, que é indígena Guaraní, pôde compartilhar com os jovens um pouco da sabedoria ancestral indígena, conhecimento passado de geração em geração.

A realização deste projeto é fruto de uma parceria entre a Livroteca Brincante do PINA, biblioteca comunitária, ponto de arte e cultura da Comunidade do Bode, na zona sul do Recife e a Escola de Referência Estadual Agamenon Magalhães em São Lourenço da Mata, na Zona da Mata, nas bordas da Região Metropolitana de Recife. A iniciativa foi apoiada pelo Programa Casa Cidades, uma parceria entre o Fundo Casa, Fundo Socioambiental Caixa e Fundação Oak.

Um dos pontos fortes do projeto foi o importante intercâmbio realizado entre os participantes da Livroteca e os estudantes da Escola Estadual. Cerca de 30 jovens participaram em cada vivência e trocaram experiências sobre como é a vida em suas comunidades e as diferenças entre viver em uma região densa e urbana em contraste com a região rural. No final, o resultado foi para além da horta agroecológica e os estudantes também revitalizaram uma grande área, antes inutilizada, para a criação de um espaço de convivência.

Segundo Paulo de Andrade, um dos realizadores do projeto, “Este tipo de iniciativa contribui para a prevenção da violência e o fortalecimento da autoestima, valorizando o meio ambiente como fonte de conhecimento e possibilidade de aprendizagem. Ao criar espaços de interação, socialização e de diálogo através das atividades educativas na natureza, favorece o desenvolvimento integral dos seres humanos. O desenvolvimento cognitivo, a convivência social, cooperação, criatividade e a capacidade imaginativa são benefícios deste tipo de atividade, que também colaboram com o desenvolvimento do movimento, estimulam a percepção sensorial e fortalecem a atenção e a concentração.”

As filmagens acompanharam todo o desenvolvimento do projeto e agora a websérie irá ajudar a levar a mensagem ainda mais longe. Os quatro capítulos podem ser acessados no YouTube no canal do Cine Bode Expiatório e também serão exibidos em cineclubes pela Federação Pernambucana de Cineclubes e nas próprias escolas em sala de aula, como uma interessante ferramenta de disseminação de conhecimento. Tomara que muitos outros Passeios Verdes sejam estimulados e aconteçam Brasil afora!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × 2 =