Ceensp: Coronavírus e povos indígenas: as vulnerabilidades ambiental e territorial

No Ensp

No próximo dia 24 de junho, às 14h, será realizada a 3ª edição do Centro de Estudos Miguel Murá de Vasconcellos da Escola Nacional de Saúde Pública (CEENSP), em seu novo formato digital. Na oportunidade, será debatido o tema Coronavírus e povos indígenas: vulnerabilidades ambiental e territorial na Amazônia.

O debate será coordenado pelo Dr. Paulo Basta, que é pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP e especialista em saúde dos povos indígenas.

Serão convidados: Dário Vitório Kopenawa Yanomami, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, o Dr. Edson Farias Mello que é professor do Departamento de Geologia da UFRJ e a Dra. Sandra Hacon, também pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa e especialista em saúde, ambiente e sustentabilidade.

Dário Kopenawa fará um relato dos impactos sofridos pelo seu povo em decorrência da invasão garimpeira em seu território tradicional, dando ênfase à urgente ameaça trazida pelo novo coronavírus.

Sandra Hacon fará uma análise crítica sobre o impacto do aumento das queimadas e das mudanças climáticas na saúde das populações originárias e concluirá lembrando as ameaças históricas do garimpo ilegal na região.

Edson Mello apresentará as jazidas minerais presentes no subsolo da Amazônia. Discorrerá sobre os processos de mineração em curso e trará informações sobre a legislação que regulamenta o garimpo no país. Finalizará discutindo os desafios para as populações tradicionais com a atual gestão do governo federal.

Por fim, Paulo Basta encerrará o debate falando sobre os impactos dos processos de expansão econômica na saúde das populações indígenas, apresentando resultados de estudos recentes conduzidos pelo grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, do qual é coordenador, e concluirá alertando a sociedade para a escalada da epidemia do novo coronavírus na região.

Canal da ENSP no Youtube: https://www.youtube.com/user/enspcci

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 1 =