#BrequeDosApps: enfrentando o uberismo. Por Marco Aurélio Santana e Ruy Braga

A generalização do uberismo e tudo o que ele significa em termos de precarização da vida e do trabalho não se restringe ou restringirá à categoria dos entregadores. Trata-se, como bem reparou Paulo “Galo” Lima dos Entregadores antifascistas, do projeto do capital para a classe trabalhadora como um todo. Há muito em jogo nessas dinâmicas. Por isso, o breque merece toda nossa solidariedade ativa.

No Blog da Boitempo

Os entregadores e as entregadoras de aplicativos realizam hoje sua segunda mobilização em menos de um mês. Ao participarem do movimento de paralisação das entregas, esses trabalhadores e essas trabalhadoras precários transformam-se na ponta de lança da resistência das classes subalternas aos desdobramentos deletérios da difusão do assim chamado “uberismo” no país: um regime de mobilização e controle da força de trabalho que se apoia na espoliação radical dos direitos trabalhistas via a “plataformização” do trabalho, isto é, a submissão dos trabalhadores ao despotismo da “nuvem algorítmica” monopolizada por  startups  capitalizadas por fundos de investimentos de risco. Em síntese, um modelo de exploração do trabalho que se serve de tecnologias digitais para espoliar direitos trabalhistas. Trata-se de um regime de acumulação que vem amadurecendo há uma década, mas, que ganhou visibilidade com o sucesso de empresas globais como a Uber. E no momento atual marcado pelos riscos e pelas incertezas trazidas pela pandemia do novo coronavírus, os entregadores e as entregadoras decidiram se rebelar contra o despotismo e a exploração inerentes ao uberismo.

De fato, a atual pandemia revelou e agravou um cenário que, mesmo antes da chegada do vírus ao país, já se mostrava sombrio para o mundo do trabalho brasileiro. Esse cenário remete ao processo vertiginoso de desmanche do polo protetivo do trabalho cuja origem remonta ao golpe parlamentar de 2016, seguido pela contrarreforma trabalhista do governo de Michel Temer e que foi coroado pelo neoliberalismo autoritário do governo Bolsonaro. De lá até aqui os interesses capitalistas, em um processo que acompanhava uma dinâmica global reativa à crise iniciada em 2008, conseguiu implantar políticas regressivas na área do trabalho que atingem duramente o sistema de regulação protetiva, tanto em termos trabalhistas quanto previdenciários. Nos dois casos as mudanças serviram para aprofundar a mercantilização do trabalho, deixando a classe trabalhadora descoberta no presente (quando trabalhadores/as estão em atividade, mas desprotegidos de direitos sociais) e no futuro (quando da época do que seria a sua aposentadoria).

Alardeadas como produtoras de emprego, o que, por óbvio não eram, as mudanças da chamada reforma trabalhista e da lei da terceirização, incensadas pelo discurso do empreendedorismo, garantiam ainda mais espaço em vias largas para o avanço da precarização e da informalidade. Junte-se a isso números astronômicos de desemprego para termos uma ideia do contexto explosivo em que já nos encontrávamos. Quando a pandemia bateu à porta, o quadro para a classe trabalhadora brasileira já era dramático. Aqueles setores que ainda se mantiveram nos arranjos minimamente protegidos da formalidade, quando não simplesmente demitidos, foram obrigados a suspensões de contrato, redução de jornadas e de salários. Os desprotegidos, isto é, a parcela mais vulnerável da classe trabalhadora, foram colocados frente a trágica escolha entre o vírus e a fome. Diante da ajuda emergencial do governo, que em muitos casos tiveram dificuldade de receber, ou sequer receberam, precisaram sair às ruas e enfrentar o risco da contaminação e da morte. Como diz o Rap dos informais: “Agora dão duas opções para quem é pobre, morrer na rua de corona ou em casa de fome. Entre morrer em casa e morrer na rua eu prefiro nenhuma das duas”.

No entanto, ao engrossarem o exército dos informais que fazem das ruas seu local de trabalho, muitos desses trabalhadores e trabalhadoras subverteram sua invisibilidade social, seja pela presença física e circulação em cidades praticamente desertas, seja pela clara importância que assumiram em meio ao isolamento social. Os entregadores e as entregadoras de aplicativos destacam-se entre essas categorias. Eles/as já vinham mudando a paisagem dos grandes centros urbanos do país, dada a sua quantidade, seja de moto ou de bicicleta, com suas mochilas coloridas com nomes de empresas de aplicativos. Agora, expondo-se ao risco, eles/elas vêm garantindo que, por exemplo, amplos setores da classe média possam se manter em isolamento social. Essa não é uma categoria nova no mundo do trabalho brasileiro. No entanto, cabe notar que se trata de uma categoria que tem atravessado transformações quantitativas e qualitativas. Junto com outros grupos de precários, os/as entregadores/as de aplicativos são, nos dias atuais, a face mais visível do uberismo.

Trata-se de um regime de acumulação que se alimenta do aumento do setor informal da economia. De acordo com o Instituto Locomotiva, temos hoje no país cerca de cinco milhões e meio de trabalhadores plataformizados. Entre os entregadores, verificamos uma maioria formada por homens, jovens e negros, dos quais cerca de cinco por cento é de mulheres, representando algo em torno de um quarto dos trabalhadores por conta própria no país. Além de estarem descobertos/as de direitos sociais, são submetidos/as a longas jornadas de trabalho, extrema pressão por ritmos, altos índices de acidente e baixa remuneração.

Apesar de mobilizarem um contingente muito maior do que a maioria dos setores econômicos, as empresas de aplicativos, que realizam lucros fabulosos, não se consideram as empregadoras desses trabalhadores, chamando-os eufemisticamente seus “parceiros”, ou seja, uma plataforma que simplesmente promoveria o encontro entre, por exemplo, restaurantes, entregadores e consumidores. Assim, essas empresas buscam se distanciar de qualquer tipo de vínculo empregatício. Os trabalhadores e as trabalhadoras estão sob sua própria conta e risco, inclusive fornecendo seus instrumentos de trabalho como motos e bicicletas. Com muita frequência, os entregadores e as entregadoras endividam-se para comprar uma moto e poderem trabalhar. Ademais, essa categoria, apesar de supostamente viver circulando livremente pelas cidades, submete-se a formas explícitas de subordinação trabalhista pela via do controle eletrônico, que monitora e define seus acessos, ritmos e movimentos, condicionando seus possíveis ganhos. E que pode aplicar variadas sanções, justificadas ou não, sempre que quiser, bastando, por exemplo, deixar o entregador bloqueado sem enviar-lhe pedidos.

Como em outras áreas, os aplicativos aproveitaram a pandemia para aumentar seus lucros, incrementando seu controle sobre os/as trabalhadores/as. Dado o alto nível de desemprego e informalidade, e com vários setores com atividade paralisada, a categoria, como já vinha ocorrendo nos últimos anos, recebeu um afluxo grande de novos membros o que aumentou o ganho dos aplicativos, aumentando a competição entre os entregadores/as e, consequentemente, reduzindo seus rendimentos. Reativamente, os/as trabalhadores/as passaram a trabalhar por mais horas a fim de mitigar a queda da remuneração. Trata-se de um jogo viciado no qual apenas as empresas ganham.

Assim, o cenário já bastante dramático tornou-se ainda mais sombrio com a chegada da pandemia, engrossando um caldo de conflitividade que acabou convergindo para uma greve geral no dia primeiro de julho, o #BrequeDosApps. Tratou-se de uma primeira mobilização nacional cuja reivindicação, como dizem muitos/as entregadores/as envolvidos/as na paralisação, “pede o básico do básico”. A pauta apresentada publicamente pelo movimento de entregadores e entregadoras traz pontos como o aumento do valor mínimo da corrida, o aumento do valor por quilômetro percorrido, o seguro de vida e contra roubo e acidente, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como álcool em gel e máscaras, licença remunerada em caso de afastamento por contaminação pela covid-19 e o fim dos bloqueios indevidos.

Dada a diversificação interna da categoria vários outros pontos surgem aqui e ali, mas esse primeiro conjunto é aquele que tem sido o mais convergente em termos de demandas unitárias possíveis. Olhando as reivindicações e as falas dos entregadores, percebe-se que estamos diante de um movimento por reconhecimento e dignidade no trabalho. Um tipo de movimento que busca assegurar condições mínimas de subsistência digna para os/as trabalhadores/as que, como afirmam alguns entregadores, chegam a “passar fome entregando comida”.

Mesmo recebendo apoio de diversas categorias profissionais durante o processo de mobilização, o movimento está distante de uma organização sindical mais estrita. Essa é uma categoria bastante capilarizada e que age através de seus grupos e associações, muito articulada através das redes sociais e de grupos no WhatsApp. Isso, por certo, garante potencial e força às mobilizações. De todo modo, o movimento do dia 1o de julho foi um sucesso pela sua própria realização, por tornar públicas as demandas desses/as trabalhadores/as e pela politização alcançada por parte da categoria, bem diversificada nesse sentido, que se organizou em torno do grupo dos “entregadores antifascistas”.

Quando comparamos a atual onda de mobilizações com experiências anteriores de auto-organização da classe trabalhadora no país salta aos olhos que trabalhadores/as submetidos/as a tal nível informalidade e precarização da vida e do trabalho pudessem conseguir sequer tempo de pensar em se organizar coletivamente. E a aceleração dos fluxos da vida pelo neoliberalismo já vinha mesmo afetando bastante as possibilidades de encontro, práticas coletivas, tendo impactos políticos claros. Contudo se deve pensar que em outros momentos históricos a classe trabalhadora, também desprotegida e atuando em situação bastante adversa, conseguiu desenvolver formas de organização e luta. Além do que, a juventude trabalhadora precária tem estado presente atualmente em movimentos importantes pelo mundo todo, utilizando variadas formatos para a canalização da conflitualidade social.

No entanto, vale observar que as empresas também reagiram à mobilização dos entregadores, tentando enfraquecer o movimento. Algumas, dado o sensível impacto negativo de exposição de suas marcas, vieram a público divulgando o que seriam suas supostas boas práticas frente às condições de trabalho, no que foram replicadas pelo movimento nas redes sociais. Espelharam-se notícias sobre as ameaças de um Operador Logístico (OL), subcontratantes que fazem terceirização de trabalhadores/as para as empresas de aplicativos, tentando enfraquecer a participação dos/as terceirizados/as no movimento. Entre os/as entregadores/as mobilizados/as, evidentemente existe uma preocupação com possíveis perseguições e bloqueios, principalmente daqueles que se destacaram na organização da mobilização. Está claro que o avanço do movimento trará não apenas a necessária melhoria das condições de trabalho, mas poderá custar às empresas um preço alto, principalmente em termos políticos e organizativos, que elas buscam frequentemente evitar.

Naturalmente, como em todo movimento dessa natureza, existem riscos para os grevistas. Entretanto, vale destacar que a categoria passou no primeiro grande teste em sua trajetória organizativa. As condições precárias às quais os/as entregadores/as encontram-se submetidos/as é anterior à pandemia, tendo se agravado com ela e, na medida que integra um quadro global, deverá continuar se reproduzindo no contexto pós-pandêmico. O futuro do movimento vai depender também, em parte, da solidariedade social ativa dos/as usuários/as dos aplicativos, alguns/algumas já articulados/as nas redes sociais. É preciso perceber que a garantia do isolamento social não pode se dar, para determinados grupos sociais, sustentado no risco de vida e na precarização do trabalho de outros.

O sucesso da mobilização do dia 1o de julho pode ser medido também pela formação de um novo sujeito coletivo no debate público. Subitamente, trabalhadores/as precários/as “invisíveis” na cena urbana apesar de suas jaquetas e mochilas pintadas em cores extravagantes atraíram a atenção da imprensa, concretamente, afetando o ritmo de entregas ao longo do dia e ampliando-se para várias capitais de Estado. O impacto sobre o ritmo de entregas pode indicar também o apoio de consumidores/as, refletido em uma redução de pedidos ao longo desse dia. As empresas, apesar de minimizarem a ação coletiva, sentiram os reflexos da mobilização. E a marcação de uma nova mobilização para hoje revela a confiança adquirida pela vitória do dia primeiro. Ademais, muitos trabalhadores e trabalhadoras que por uma razão ou por outra não participaram efetivamente do movimento, mostraram posicionamento favorável frente à pauta reivindicativa.

Uma questão, que será interessante avaliar em termos de passos futuros, se relaciona com as formas organizativas que a categoria lança mão. O movimento pode seguir com as mesmas características apresentadas até aqui. Ou pode se aproximar buscando interlocução com formas tradicionais de organização, produzindo uma tensão criativa entre elas. Lembrando que já existem diversas associações e sindicatos representando parte do contingente do setor. Há perdas e ganhos nessas escolhas. Em termos de mobilização, teremos de ver como (e se…) o movimento buscará incorporar cada vez mais trabalhadores/as nessas lutas, além de verificar de que maneira (e se…) outros setores e categorias, bem como consumidores/as, poderão somar nessa luta contra a precarização do trabalho e da vida.

Há, entre outras, algumas frentes importantes possíveis que podem se associar à pauta já exposta pela categoria, dependendo das escolhas dos caminhos à frente. Um deles, fundamental para essa categoria e outras às voltas com o uberismo, ainda que haja uma diversidade de opiniões sobre isso entre os/as trabalhadores/as, é que “se imponha a lei”, isto é, que a regulação seja restaurada, obrigando, como tem acontecido em outros países, as empresas a reconhecerem os vínculos empregatícios que mantêm com seus/as trabalhadores/as e se responsabilizem por eles/as. Outra possibilidade é o desenvolvimento de mecanismos digitais coletivos, próprios dos/as trabalhadores/as para a gestão de seu trabalho e que já vem sendo experimentado por alguns grupos de trabalhadores/as. Mais difícil de conquistar, mas igualmente importante, é a discussão dos próprios algoritmos utilizados pelas empresas e seu funcionamento. Eles não são neutros, e reside ali o centro do processamento da subordinação, da espoliação e da exploração do trabalho.

Em suma, o segundo ato da mobilização dos/as entregadores/as marcado para acontecer hoje, dia 25 de julho, evidencia uma transição na qual as classes subalternas refazem suas estratégias, adaptando-se às mudanças trazidas pela atual pandemia por meio da formação de novas coalizões entre trabalhadores/as informais, sindicatos e consumidores/as. Cabe lembrar que essas greves, que se multiplicam por iniciativa da própria classe trabalhadora sem uma coordenação previamente centralizada e alcançando uma abrangência nacional, são reiteradamente impulsionadas por redes informais constituídas, muitas vezes, em atrito com as direções dos sindicatos. Não acidentalmente uma das primeiras discussões nos grupos de WhatsApp da categoria era saber como deveriam chamar o movimento do dia 1o de julho: “greve” (remetendo às formas tradicionais de mobilização sindical) ou “breque” (referindo-se ao bloqueio das entregas)?

Como é possível perceber, trata-se de um tipo de mobilização capaz de encorajar a reflexão sobre a criação de identidades coletivas das classes subalternas e fortalecer suas iniciativas autônomas, ainda que não seja capaz, ao menos a essa altura, de produzir um modelo de organização alternativo às formas tradicionais existentes. Na realidade, mesmo quando bem-sucedidas, essas greves evidenciam a fragilidade política inerente ao atual momento de crise do mundo do trabalho. Afinal, trata-se de uma experiência coletiva ainda em formação e em disputa, plasmando e sendo plasmada pela hegemonia neoliberal. Marcadamente inorgânica, a mobilização dos/as entregadores/as parece evoluir por meio de uma linguagem que pendula frequentemente entre a confiança inspirada na ação direta e a descrença em qualquer tipo de vitória mais duradoura de suas investidas. Não haveria de ser diferente: essa ainda frágil cultura política só poderia mesmo florescer no interior de fronteiras demarcadas pelo colapso da confiança nas formas tradicionais de solidariedade classista.

Independentemente do resultado da mobilização de hoje, cabe verificar a existência de tendências importantes aflorando desse movimento, nem todas necessariamente novas nos repertórios de ação, e que podem auxiliar na construção de caminhos para a luta da classe trabalhadora no país. Assim, a articulação entre formas de organização horizontais e outras mais verticais, entre ações espontâneas e outras mais vertebradas, entre ação no mundo real e ação virtual, o intenso uso de aplicativos de mensagens tanto no sentido organizativo quanto no de agitação e propaganda etc. tem fornecido características interessantes a esse movimento.

Paulo Lima, o Galo, dos “entregadores antifascistas”, em uma de suas falas públicas indicou, corretamente, que a generalização do uberismo e tudo o que ele significa em termos de precarização da vida e do trabalho não se restringe ou restringirá à categoria dos entregadores e das entregadoras, ela é o projeto do capital para a classe trabalhadora como um todo. Há muito em jogo nessas dinâmicas. E por essa razão, os entregadores e as entregadoras merecem toda nossa solidariedade ativa.

* *

COMO APOIAR O 2º BREQUE DOS APPs HOJE?

1. Não use os aplicativos de entrega durante todo o dia 25/7.

2. Avaliar negativamente os aplicativos nas lojas virtuais e nas suas páginas oficiais nas redes sociais.

3. Compartilhar as pautas e os materiais produzidos pelos entregadores e entregadoras (vale a pena conferir as páginas do  @tretanotrampo, por exemplo), sempre usando, ao longo do dia, as hashtags #BrequeDosAPPs e #1DiaSemAPP.

4. Da próxima vez que fizer um pedido, compare as taxas que você pagou com a do que o entregador ou entregadora recebeu. Fotografe as telas e compartilhe!

* * *

Para aprofundar a reflexão sobre as novas configurações das revoltas subalternas no mundo, recomendamos acompanhar o WebCurso de Ruy Braga na TV Boitempo. Intitulado “Entendendo o precariado”, trata-se de uma leitura comentada de seu mais recente livro pela Boitempo, A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. Ao todo são quatro aulas dedicadas a destrinchar essa densa e explosiva obra. Cada dia fica mais claro o poder de revelação do conceito de “precariado” na nossa conturbada conjuntura política, econômica e social. No Brasil, nenhum intelectual tem se dedicado com tanta maestria a explorar as perspectivas políticas e analíticas abertas por esse conceito no interior do arcabouço teórico marxista quanto Ruy Braga.

*

Ruy Braga, professor titular do Departamento de Sociologia da USP, onde dirige o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic). É autor, entre outros livros, de Por uma sociologia pública (Alameda, 2009), em coautoria com Michael Burawoy, e A nostalgia do fordismo: modernização e crise na teoria da sociedade salarial (Xamã, 2003). Na Boitempo, publicou A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista (2012) e A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global (2017). Também coorganizou as coletâneas de ensaios Infoproletários – Degradação real do trabalho virtual (com Ricardo Antunes, 2009) e Hegemonia às avessas (com Francisco de Oliveira e Cibele Rizek, 2010), e é um dos autores dos livros de intervenção Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil (Boitempo, Carta Maior, 2013) e Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil (Boitempo, 2016). Colabora com o Blog da Boitempo esporadicamente.

Marco Aurélio Santa é professor associado de sociologia do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor, entre outros livros, de Bravos Companheiros: comunistas e metalúrgicos no Rio de Janeiro  (7Letras, 2012). Na Boitempo, publicou Homens partidos: comunistas e sindicatos no Brasil (2001) e coorganizou a coletânea de ensaios Além da fábrica: trabalhadores, sindicatos e a nova questão social (2003). Colabora com o Blog da Boitempo esporadicamente.

Primeiro “breque dos aplicativos”, São Paulo, 1 jul. 2020. Foto: Rafael Vilela/MídiaNINJA.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze + oito =