Bacia do Rio Formoso (TO) pede socorro

Movimentos sociais pedem fim da captação de água pelo agronegócio durante a seca; Situação coloca em risco a vida de povos indígenas e comunidades tradicionais

Por Cimi

De olho na forte estiagem que assola o Tocantins, mais de 50 organizações, movimentos e pastorais sociais protocolam nesta quinta-feira (3) uma nota destinada à doutora Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, do Tribunal de Justiça do Estado, solicitando que reverta sua decisão sobre a continuidade da captação de água na Bacia do Rio Formoso por parte de produtores rurais da região. O Conselho Indigenista Missionário – Regional GO/TO assina o documento.

A retirada de água prejudica as comunidades indígenas, ribeirinhas e agricultores familiares que dependem dos rios para sobreviver. De acordo com as entidades signatárias, “a população local acaba por ficar invisível neste processo e sem voz, pois vive com medo de fazer qualquer denúncia aos órgãos do Estado. Resta-lhes somente assumir o sofrimento dos seus familiares que são acometidos de várias doenças”.

Clique aqui para ler a nota completa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − 10 =