Caminando 35: “A situação dos direitos humanos durante e após a pandemia de Covid-19”. Chamada de artigos

Data limite para a submissão de artigos: 23 de outubro de 2020

Durante a pandemia, muitos países foram marcados por um aumento notável nas violações de direitos humanos cometidas principalmente por autoridades e empresas, muitas das quais são canadenses com atuação na América Latina. Ao longo desse período, as desigualdades foram bastante exacerbadas, sendo as pessoas e comunidades mais vulneráveis as mais atingidas.

Apesar das recomendações sanitárias para frear a Covid-19 e da forte oposição de muitas pessoas, comunidades e organizações, os projetos de mineração, por exemplo, não foram afetados pelas medidas de confinamento. Suas atividades continuaram a operar normalmente e, portanto, colocam em risco as populações.

Esse período também foi marcado pela diminuição da fiscalização e pela recorrência da não aplicação das leis ambientais. Por outro lado, diante do choque na economia causado pela pandemia em escala global, as ideias para a saída da crise vêm sinalizando a adoção de um modelo que irá intensificar ainda mais a financeirização da economia e o poder das empresas transnacionais em detrimento dos direitos sociais e ambientais das comunidades.

Este volume de Caminando pretende amplificar a voz das pessoas e comunidades diretamente afetadas pela crise para que possam fazer ouvir as suas análises e experiências. Isso ajudará a construir uma compreensão alternativa, crítica, inclusiva e emancipatória dos assuntos atuais. A primeira edição está prevista para janeiro de 2021 e a segunda para junho de 2021.

A próxima edição de Caminando visa:

• Destacar as diferentes lutas lideradas por defensorxs ambientais e sociais, e as formas de violência e repressão utilizadas para silenciá-lxs;
• Dar visibilidade às violações dos direitos humanos ocorridas durante a pandemia, buscando contribuir com a luta contra a impunidade (participação política, justiça ambiental, liberdade de expressão e de circulação, etc.);
• Valorizar análises que fazem parte de uma abordagem decolonial e que levam em conta a interseção das opressões, em particular as dimensões de gênero e raça;
• Contribuir para a reflexão sobre o período desta crise sanitária e sobre a desejada transição pós-pandemia;
• Destacar a forma como as políticas neoliberais canadenses de exploração predatória de territórios estão se reafirmando, apesar da crise de saúde e da contínua geração de desigualdades socioeconômicas em todos os continentes.
• Reunir diversos tipos de textos (análises, depoimentos, poesias, etc.) para refletir sobre as questões abordadas de forma holística e dar espaço às diferentes formas de expressão dos movimentos sociais.

Temas de cada edição de 2020

O volume 35 de Caminando será composto por dois números com os seguintes temas:

• O primeiro número enfocará análises e experiências durante a crise sanitária, ou seja, textos abordando violações de direitos humanos, bem como testemunhos, experiências e análises sobre o que aconteceu durante a crise;
• A segunda edição terá como foco a transição no pós-pandemia, em particular no que diz respeito à retomada da economia, projetos de exploração predatória de territórios, reflexões sobre o modelo pós-pandêmico.

Temas sugeridos

Suas contribuições podem abordar, por exemplo, os seguintes tópicos:

• Testemunhos, análises e experiências de pessoas ou grupos que foram afetadxs durante a pandemia da Covid-19 por megaprojetos ou atividades de empresas de exploração predatória de territórios;
• Pontos de vista e depoimentos de defensorxs de direitos humanos e/ou do meio ambiente, de integrantes de comunidades marginalizadas, de pessoas imigrantes, entre outrxs;
• Análises ou testemunhos sobre o aumento da militarização, de medidas estatais de confinamento, de toque de recolher ou de estado de emergência, normas excepcionais postas em prática e monitoradas pela polícia e pelo exército;
• Exemplos de violação de normas e tratados internacionais em nome da crise sanitária;
• Análises críticas da resposta política dos governos à pandemia;
• Casos de assassinato, prisão e repressão que continuaram durante a crise;
• A situação dxs presxs políticxs e pessoas imigrantes;
• Análise da atuação de mineradoras e governos e o uso da crise para conseguir mudanças regulatórias a favor das indústrias e em detrimento das pessoas e do meio ambiente;
• Reflexões e análises sobre a transição e o modelo pós-pandêmico a ser construído.

Tipos de textos

As contribuições podem assumir diferentes formas: artigos analíticos, relatos de experiências, entrevistas, histórias, testemunhos, poesia.

Processo editorial

Recepção de textos:

Primeiramente, os artigos são lidos pela pessoa responsável pela coordenação de Caminando. Em seguida, são atribuídos a uma pessoa integrante do conselho editorial, dependendo da área de especialização ou da língua materna. Essas pessoas serão responsáveis pela revisão dos artigos, levando em consideração a análise contextual, o posicionamento crítico e a estrutura do texto (ver critérios abaixo).

Ainda que Caminando seja uma revista que assegura a publicação de uma grande diversidade de pontos de vista e análises, os artigos submetidos devem estar em consonância com os objetivos, valores e tema de Caminando. Caso contrário, modificações podem ser solicitadas ao autor ou autora do artigo. O conselho editorial reserva-se também o direito de recusar um artigo que não cumpra os critérios definidos.

Tradução e revisão dos textos:

Após a revisão feita pelo conselho editorial, os artigos são traduzidos por umx tradutorx voluntárix. Em seguida, a tradução é revisada por umx revisorx voluntárix antes de ser finalmente revisada pela pessoa responsável pela coordenação de Caminando.

Critérios para publicação:

  1. O artigo deve conter uma perspectiva crítica da situação
  2. Dependendo do tipo de texto, as afirmações devem estar amparadas por referências ou documentação relevante
  3. O texto é estruturado buscando favorecer sua leitura e compreensão (lógica, clareza, concisão)”

Apresentação da revista

Caminando é uma revista de reflexão e engajada que, desde 1980, apresenta um enfoque alternativo das lutas sociais e pelos direitos humanos na América Latina. Caminando publica artigos que fornecem uma visão crítica dos principais temas que permeiam a vida sociopolítica latino-americana, assim como as lutas pela defesa dos direitos e pela autodeterminação travadas não só na América Latina, mas também no Quebec e no Canadá.

A revista também publica contos e poemas, além de ilustrações e fotografias sobre os temas abordados em cada número. Caminando tem duas edições por ano. É publicada em francês em formato impresso, mas os artigos podem ser encontrados em seu idioma original no site da revista, onde também estão disponíveis os textos das edições anteriores www.caminando.ca.

A revista é uma publicação do Comitê para os Direitos Humanos na América Latina (CDHAL), organização canadense de solidariedade internacional que atua na defesa e na promoção dos direitos humanos em reciprocidade com os movimentos sociais e comunidades da América Latina, na luta pela justiça social, ambiental, econômica e cultural. (www.cdhal.org)

Mais informações:

Os artigos podem ser escritos em português e, após, serão traduzidos para o francês para a versão impressa da revista. Artigos escritos por pessoas que fazem parte de movimentos sociais também são muito bem-vindos! E artigos escritos por pesquisadores(as) povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais também serão muitíssimo bem-vindos!

Se você gostaria de contribuir já para o próximo volume de Caminando, envie-nos o título provisório e um breve resumo de seu texto até 20 de setembro de 2020 para o seguinte endereço: [email protected]. Para a edição de janeiro de 2021, os textos completos devem ser recebidos até 23 de outubro de 2020. Para a edição de junho de 2021, os textos completos devem ser recebidos até 26 de fevereiro de 2021. No entanto, convidamos você a enviar seu artigo assim que ele estiver pronto de maneira a facilitar o processo editorial.”

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Pryscilla Joca

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − 8 =