Pará: MPF faz oitiva para discutir rituais funerários indígenas durante a pandemia de covid-19

Pará: MPF faz oitiva para discutir rituais funerários indígenas durante a pandemia de covid-19

Ministério Público Federal no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) vai promover nesta quinta-feira (17) um encontro entre especialistas e órgãos públicos que atuam na região do médio Xingu, no Pará, para debater os rituais funerários indígenas durante a pandemia de covid-19.

O tema tem suscitado conflitos entre indígenas que perdem parentes com a doença e autoridades sanitárias, pelo choque entre os protocolos de segurança definidos para enterros de vítimas da covid-19 e as tradições funerárias de cada povo.

A oitiva será coordenada pelo MPF em Altamira e foram convidados para o debate os representantes na região do médio Xingu da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Distrito Sanitário Sanitário Especial Indígena (Dsei), do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e da Associação Brasileira de Antropologia. Peritos do MPF na área de antropologia participarão da reunião.

Especialistas e pessoas que queiram colaborar podem pedir para participar através do e-mail [email protected]. Os pedidos de participação devem ser feitos até as 08h da manhã desta quinta-feira (17). A reunião começará às 9h, de maneira virtual e não será aberta ao público.

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro × 4 =