III Cine Educação exibe filmes gratuitos pela internet

De 23 a 28/10, festival do Sinpro-Rio traz seleção de produções nacionais e estrangeiras sobre democracia, antirracismo, diversidade e outros temas, sempre seguidas de debates online. Live de estreia traz o cineasta Silvio Tendler.

O III Cine Educação acontece de 23 a 28 de outubro. Pela primeira vez totalmente online, em virtude da pandemia do covid-19, o festival de cinema do Sinpro-RJ traz a cada dia filmes com temas essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade, sempre conectados à educação. 

Ao todo, serão 15 filmes disponíveis de graça no canal do Cine Educação no YouTube (https://is.gd/cineeducacao). As produções estão divididas nos seguintes Eixos Temáticos: Educação e Democracia (23/10); Educação e Antirracismo (24/10); Educação, Arte e Esporte (25/10); Educação, Diversidade e Meio Ambiente (26/10); Educação e Saúde (27/10); e Educação Pública (28/10).

Os filmes estarão disponíveis para exibição ao longo do dia e, à noite, sempre às 19h30, um bate-papo sobre o tema em destaque traz convidados especiais.

O cineasta Silvio Tendler estará na live de abertura, no dia 23/10, com o tema Educação e Democracia. No dia 24/10, a live Educação e Antirracismo recebe Clarissa Lima, autora do livro Cor de pele: valorizando as diferenças para as oportunidades serem iguais.

Já no dia 25/10, durante o Eixo Educação, Arte e Esporte, será exibido um curta produzido por jovens da Favela do Muquiço, durante uma oficina do Cine Educação, realizada em parceria com o Instituto Bola Pra Frente e a FARE/FootBall People 2020, organização internacional que combate o racismo no esporte.

Entre os destaques do III Cine Educação estão o cubano Por la vida, sobre as brigadas médicas do país caribenho, e os brasileiros Histórias de Yayá (Episódio 1: A Concha), que aborda a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira; e Soccer Boys, que traz a história da criação do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro.

No encerramento do festival, Dia do Servidor Público (28/10), será exibido o filme Resgates, que documenta o emocionante trabalho de reconstrução do Museu Nacional, destruído por um grande incêndio em 2018. Essa é uma forma do Cine Educação 2020 homenagear os profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que celebra seu centenário.

SOBRE O CINE EDUCAÇÃO:

O CINE EDUCAÇÃO chega à sua terceira edição em 2020, com o desafio de superar o distanciamento em tempos de pandemia e conectar o público em torno da educação como forma de conscientização.

Realizado pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), o Festival de Cinema e Educação exibe filmes de curta, média e longa metragens, sempre com temas relacionados à educação.

Na edição online de 2020, o CINE EDUCAÇÃO conta com várias parcerias: Associação Docente da UFRJ, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc), Museu da República, Cineclube Silvio Tendler, Projeto Comunicar da PUC-Rio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Instituto Bola Pra Frente e a organização internacional Football Against Racism in Europe (Fare).

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Regina Moreira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × 1 =