#VazaJato: como Dallagnol influenciou sucessão de Moro

Newsletter do The Intercept Brasil, por Rafael Moro Martins

Quando Sergio Moro aceitou o convite de Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça, a força-tarefa do Ministério Público Federal logo se mexeu para seguir tendo um aliado dela como julgador dos processos. Novos áudios revelados pela Vaza Jato mostram que os procuradores do Paraná, então coordenados por Deltan Dallagnol, se articularam no Telegram para manipular a sucessão do ex-juiz.

A movimentação, que revela uma interferência do MPF na soberania do Judiciário, fica explícita na reportagem que Rafael Neves e eu produzimos. Nos chats, Dallagnol lista e analisa os principais candidatos à vaga de Moro, considerando a posição em termos de antiguidade na Justiça Federal e o perfil — inclusive político-partidário — de cada um. A ideia era limar quem poderia “destruir a Lava Jato”, nas palavras do procurador.

Os áudios e textos deixam claro que Dallagnol chegou a estimular que os procuradores visitassem cada candidato do interesse da força-tarefa na tentativa de fazê-los pleitear a vaga de Moro. E que Luiz Antônio Bonat, que sucedeu Moro, não queria o posto, mas acabou cedendo a apelos de juízes alinhados à Lava Jato que “estavam preocupados” com a chance de vitória de um desafeto. 

Como Bonat, hoje com 65 anos, era visto como alguém sem “pique” para a Lava Jato, Dallagnol endossou um plano para que ele contasse com três juízes assessores – que, indicam as mensagens, a direção da Justiça Federal do Paraná chegou a analisar. 

Estamos certos de que esta é uma das reportagens mais relevantes da #VazaJato. Ela mostra de maneira contundente como procuradores de primeira instância, sob a batuta de Dallagnol, atuaram para definir o juiz que assumiria uma vara federal com o objetivo de atender a seus interesses políticos. 

Em Curitiba, aparentemente o MPF podia tudo e os limites legais e institucionais já não existiam, como fica claro em uma das mensagens do líder da força-tarefa:  

Deltan Dallagnol – 18:56:19 – Caros, vamos visitar as pessoas que seria bom que assumissem a 13ª Vara para convencê-las. Vou levantar nomes bons e vou convidar quem puder pra irmos estimular rs.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA →

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove + dois =