Arrendatário ameaça de morte advogado do MST em Santa Catarina

Caso aconteceu sobre nova área conquistada no estado

Da Página do MST

Por volta de meio dia desta quarta (6), o advogado Marcos Vinícius Santin, acompanhado com uma representação das famílias assentadas, foi realizar uma notificação extra judicial ao arrendatário Luiz Zulmir Pereira para que o mesmo deixe a área que foi destinada para a criação do assentamento agroecológico Filhos do Contestado, em São Cristóvão Sul. O mesmo estava armado, não aceitou a notificação e ameaçou de morte o advogado e as famílias.

Trata-se de um assentamento criado a nível municipal. Em dezembro de 2020, a prefeitura adquiriu a área do então proprietário. O ex-proprietário havia arrendado a área para Luiz Zulmir Pereira até o dia 19 de novembro de 2020. O contrato venceu, não foi renovado, contudo o arrendatário não deixou a área.

A área possui duas casas, em uma o arrendatário está locado e na outra as famílias pretendem colocar refrigeradores para armazenar sua produção e realizar suas reuniões. O arrendatário impediu as famílias de entrarem na casa. Ameaçou “matar uns dez”, se referindo às famílias, e apontou a arma para o advogado.

O advogado registrou o Boletim de Ocorrência na delegacia e comunicou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As famílias assentadas seguem na área e a tensão é grande. O Movimento Sem Terra reivindica às autoridades a garantia da integridade física das famílias e do advogado, e reforça que no local as famílias estão construindo um assentamento agroecológico, onde alimentos saudáveis e diversão devem ser produzidos pela Reforma Agrária.

Mais informações em breve.

*Editado por Fernanda Alcântara

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito + dez =