MPF em Goiás envia Nota Técnica para órgãos públicos e 117 municípios defendendo tratamento da Covid via “medicamentos para outras doenças”

Tania Pacheco

O Ministério Público Federal em Goiás enviou ofício a 11 órgãos públicos estaduais e a 117 municípios, encaminhando Nota Técnica em defesa de “tratamento inicial” contra a Covid-19. Assinado pelo procurador Ailton Benedito, o ofício de 17 laudas menciona as responsabilidades do SUS e dos diferentes níveis de governo frente à pandemia e apresenta o estudo por ele encomendado: “As evidências científicas acerca do atendimento integral das pessoas acometidas com a Covid-19: o estado da arte atual, com ênfase no tratamento na fase inicial (replicação viral) da doença”.

Ainda segundo o procurador, a Nota Técnica foi “elaborada por experts, em atendimento à solicitação ministerial” e é encaminha aos prefeitos e outras autoridades “para conhecimento e providências que entender cabíveis”.

De acordo com nota do MPF em Goiás, os experts incumbidos da realização do estudo são os médicos infectologistas Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves; a biomédica Rute Alves Pereira e Costa; e o psicólogo Bruno Campello de Souza. Diz ainda o MPF GO que:

“O documento, de 117 páginas, baseia-se em evidências científicas que possibilitam a indicação de terapia farmacológica segura e eficaz para a Covid-19, com vistas à rápida redução da carga viral e dos marcadores inflamatórios, o que é, segundo a nota, o principal objetivo do tratamento inicial. De acordo com os especialistas, tais medidas reduzem a duração de sintomas, dias de internação e mortalidade.”

O ofício e a NT foram encaminhados também para o Conselho Nacional do Ministério Público e para a Conselheira Presidente da sua Comissão da Saúde, Sandra Krieger. Quem sabe eles tomam alguma atitude?

***

Links para mais informações:

MPF compartilha Nota Técnica sobre assistência integral a pacientes de Covid-19

Ofício à Conselheira Presidente Sandra Krieger

MPF participa de reuniões institucionais para discutir enfrentamento da pandemia de covid-19 em Goiás

Foto: Reprodução Youtube

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

12 − oito =