“Não podemos deixar o SUS e o nosso povo nas mãos de um genocídio deliberado”, diz Conselho Nacional da Saúde

IHU On-Line

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde divulgou nota oficial criticando a condução da pandemia do novo coronavírus pelo governo federal e defendendo a vacinação de toda a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a adoção de um auxílio emergencial de R$ 600,00 até o fim da pandemia e a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou investimentos em saúde, educação e outras áreas.

A nota é do Conselho Nacional de Saúde, publicada por Sul 21.

Eis a nota.

O governo federal abandonou o Brasil. Não podemos deixar o SUS e a vida do nosso povo nas mãos de um genocídio deliberado

Comemoramos no dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde, data em que todos os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) colocam em pauta o tema da Saúde Pública como fundamental para o desenvolvimento social e para a dignidade humana. Porém, apesar de termos o maior sistema público de saúde do mundo, o SUS, o Brasil não tem o que comemorar diante da irresponsabilidade federal na condução das ações contra a pandemia de Covid-19.

São mais de 337 mil vidas perdidas em pouco mais de um ano. De acordo com a pesquisa Epicovid, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), poderíamos ter evitado 225 mil mortes até março se tivéssemos ações adequadas coordenadas a nível nacional, se o governo não fosse negacionista, se comprasse vacinas no tempo adequado e se o SUS tivesse financiamento suficiente para dar conta de cuidar da população no meio do cenário de crise sanitária.

Brasil foi abandonado pelos que optaram por apostar no ajuste fiscal, na manutenção da EC 95/2016, na redução do auxílio emergencial e no fim da verba emergencial para enfrentamento da Covid-19 em 2021. Mais da metade do orçamento da União está intocado para dar conta do pagamento dos juros e encargos da dívida pública. Isso é genocídio. As pessoas que morreram não voltam mais, mas nossa força será capaz de transformar o luto em luta para seguirmos defendendo os valores da nossa Constituição de 1988. O SUS e a Vida nunca deixarão de existir.

Vacina já para todas as pessoas no SUS!
Auxílio emergencial de no mínimo R$ 600 até o fim da pandemia!
Revogação da EC 95/2016 e financiamento efetivo para o SUS

Conselho Nacional de Saúde

Reprodução/ Marcello Casal Jr. /Agência Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 1 =