Dia Mundial do Café: Brasil tem opção produzida em quilombo e sem agrotóxico

Café Guaií, produzido por trabalhadores sem terra no sul de Minas Gerais, é 100% orgânico e de semente arábica

Redação Brasil de Fato

Nesta quarta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Café. Para os amantes da bebida, existe um tipo orgânico e bastante especial sendo produzido no Brasil. O café Guaií (semente boa, em guarani), da Cooperativa Camponesa, que está localizada no sul de Minas Gerais (inclusive na área do Quilombo do Campo do Meio), é 100% arábica (tipo de semente).

Atualmente, a cooperativa tem 149 hectares de cafés plantados nos 3 assentamentos e 98 hectares plantados nos acampamentos do entorno. Eles são plantados em lotes de famílias que têm cerca de 20 hectares em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Junto a ele, está também presente o arroz, o feijão, o milho, a banana, a adubação verde e as árvores frutíferas.

Além disso, está em construção um projeto de viabilizar a produção da maioria dos adubos orgânicos em escala para ser aplicado nas lavouras de café. Isso é possível por meio da agroindustrialização dos assentamentos e o reaproveitamento dos resíduos locais. 

O projeto, que leva o nome Café Soberano, quer usar resíduos como palha de café, bagaço de cana e esterco de gado para elaborar compostos capazes de viabilizar a transição agroecológica também em escala.

Conheça mais sobre o café Guaií:

Foto: Julia Gimenez / MST

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × um =