A Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP), manifesta profunda preocupação com a tentativa de intimidação da líder indígena Sônia Guajajara, Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Em nota de apoio à APIB e sua coordenadora, as advogadas e advogados populares que compõem a rede reconhecem todo o esforço e legitimidade da APIB na defesa dos direitos humanos dos povos indígenas e se solidarizam diante dos sucessivos ataques racistas e discriminatórios sofridos por suas lideranças.
Sonia foi intimada a prestar depoimento em denúncia feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que acusa a Apib de difamar o governo federal com a websérie Maracá ao denunciar violações de direitos cometidas contra povos indígenas na pandemia. Infelizmente, essa reputação que a atual gestão governamental ainda acredita ter, acusando a APIB de difamá-la, já não existe diante da gravidade da situação de violação dos direitos dos povos indígenas e de violência contra seus defensores, sendo pública e notória a funesta realidade brasileira.
Essa é mais uma investida que nitidamente se percebe uma tentativa de criminalização de uma liderança política indígena e mulher que com a bravura dos povos indígenas tem feito o contraponto/ denúncia a esse governo genocida.
Repudiamos a essa e toda e qualquer investida contra o estado democrático de direito, o direito a livre manifestação e a liberdade de expressão.
#nãoacensura#somostodosSoniaGuajajara#somostodosAPIB
–
Sônia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) discursa durante a Mobilização Nacional Indígena em Brasília, abril/2015 – Foto de Fábio Nascimento.