Testes clínicos comprovam 62% de eficácia da vacina cubana Soberana 02 contra a covid-19

Eficácia de 62% supera requisitos da OMS; imunizante será aplicado em campanha nacional de vacinação

Por Michele de Mello, do Brasil de Fato

Cientistas do Instituto Finlay divulgaram resultados de testes clínicos que apontam 62% de eficácia da Soberana 02, uma das seis fórmulas cubanas contra a covid-19. O imunizante supera a taxa de 50% de eficácia exigida pela Organização Mundial da Saúde e poderá ser usado na campanha de vacinação massiva. 

O governo cubano promete imunizar toda a população da ilha até o final de 2021. Na primeira etapa, chamada intervenção sanitária, cerca de 4 milhões de cubanos já foram vacinados. 

Leia também: Cuba e Venezuela anunciam criação de banco de vacinas contra a covid-19

Os resultados apontados foram verificados com a aplicação de duas doses. Em duas semanas serão concluídos os testes com aplicação de três doses combinadas da Soberana 02 e  a Soberana Plus – vacina de dose única desenvolvida para evitar a reinfecção de pacientes – e, em seguida, o medicamento deve ser autorizado pelo Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed).

Há 13 meses a biomedicina cubana desenvolve seis fórmulas de imunizantes contra o vírus sars-cov2, sendo o único país da América Latina e Caribe a ter um medicamento próprio. Cuba também é o primeiro país da região a realizar testes com imunizantes para crianças e adolescentes.

“O resultado da ciência cubana é de alcance mundial. Resultados como este são totalmente enaltecedores de nossa nação, do que é ser cubano e são emancipadores, porque somos um país pobre, bloqueado”, destacou o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

O diretor do Instituto Finlay de Vacinas,  Vicente Vérez Bencomo, ressaltou que os números obtidos não se aplicam à cepa “original” da covid-19, mas à mescla de variantes que circulam pela capital Havana. 

Até o momento, o país caribenho acumula 166 mil casos confirmados e 1.148 falecidos pela covid-19, segundo dados do Ministério de Saúde Pública.

Edição: Rodrigo Chagas

Vacina cubana Soberana 02 teve 62% de eficácia contra variantes da covid-19. Reprodução Twitter

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze − catorze =