Festival da Agrobiodiversidade mobiliza famílias agricultoras no Paraná

As sementes crioulas e a celebração da vida estão no centro da programação, que conta com seminário, noite cultural e a inspiradora história das festas e feiras

CPT

Em 2021 seria realizada a 21ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade. Porém, em 2020 o calendário foi suspenso devido à pandemia e, desde então, acompanha-se a reinvenção de diversos espaços coletivos, para que as ações de conservação das sementes crioulas continuem. Com esse novo contexto, buscando manter, mesmo a distância física, esta terra fértil adubada, com as raízes crescendo e fortificando, o Coletivo Triunfo, AS-PTA e Comissão Pastoral da Terra do Paraná, realizarão de forma virtual, o Festival da Agrobiodiversidade: Semeando Memórias, Construindo Histórias e Celebrando a Esperança!, nos dias 14 e 15 de agosto, através das suas redes sociais. 

As festas e feiras de sementes crioulas acontecem tradicionalmente no início do segundo semestre de cada ano, quando se aproxima a entrada da primavera e a época do plantio de várias culturas como o milho, a abóbora, o feijão e as mudas de frutíferas. São organizadas em parceria com Coletivo Triunfo, Rede Sementes da Agroecologia e diversas organizações populares do estado do Paraná e planalto norte catarinense. Em 2020 seriam mais de 30 encontros. Neles, milhares de pessoas, entre famílias guardiãs, agricultoras, expositoras e visitantes do campo e da cidade, celebram as sementes crioulas, a agroecologia e a solidariedade, tão presentes nas comunidades camponesas e da agricultura familiar.

Para integrantes do Coletivo Triunfo, a mobilização do território é necessária para que as feiras não parem, mesmo que de forma virtual nesse momento. Uma das motivações para a realização do Festival é para que os vínculos sigam fortes nos espaços de troca de saberes, partilha de sementes, debates, oficinas e comercialização. 

“As feiras são espaços riquíssimos de aprendizado, mobilização, fortalecimento da agroecologia, diversidade de culturas e muito mais, precisamos seguir animadas até tudo isso passar e possamos voltar aos encontros presenciais”, afirma Andrea Jantara, agricultora urbana e integrante do Grupo de Mulheres do Coletivo Triunfo.

Programação

Na programação, momentos de reflexão, cultura popular e um convite a viajar pelas memórias das festas e feiras de sementes crioulas. A partir da necessidade de mantê-las vivas e pulsantes, pois apenas aprendendo com o passado é possível construir o presente e o futuro, tentou-se compreender qual a contribuição desses encontros para a conservação da agrobiodiversidade. Nesse passeio, relatos como de Antônio Carlos dos Santos, o querido e conhecido Seu Taborda, guardião de sementes e histórias de décadas de luta e construção de 78 anos, da comunidade de Rio Baio, em São do Triunfo, “essa semente existe antes de eu nascer”, se referindo a uma variedade de milho crioulo.

A programação do primeiro dia (14/08), terá início às 14h e segue até 16h, com o Seminário “Sementes Crioulas e as vidas contidas nelas”, organizado pela Comissão Pastoral da Terra, dentro da 33ª Romaria da Terra do Paraná. Mais tarde, das 19h às 21h, acontecerá a Noite Cultural “Sementes crioulas inspiram a arte da vida”, com participação da Banda Filhos da Terra, de Mandirituba, e apresentação ao vivo diretamente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (CAFPAL), com agricultoras e agricultores da região centro-sul.

Para o segundo dia (15/08), das 9h às 11h, acontecerá a Apresentação da “Memória das Feiras – um Rio de Vidas”, que começará com uma benção inter-religiosa das sementes e a partilha de alguns dos aprendizados e acúmulos coletivos de mais de duas décadas de histórias das feiras e festas das sementes.

Convidamos toda a comunidade para participar desses dias de encontro, festejo, conhecimento e diversidade da agricultura familiar! Traga o mesmo entusiasmo das feiras presenciais, puxe a cadeira, apronte o chimarrão e não perca nenhuma das atividades.

Acompanhe todas as atividades do Festival da Agrobiodiversidade pela página do Coletivo Triunfo, da AS-PTA e da Comissão Pastoral da Terra do Paraná. Para receber as últimas novidades, se inscreva aqui: https://www.even3.com.br/fda21/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 5 =