Deputados querem permitir garimpo e pecuária em reservas extrativistas na Amazônia

ClimaInfo

Enquanto o Palácio do Planalto tenta um “programa de crescimento verde”, os sócios do governo no Congresso Nacional seguem tocando a boiada. Cleide Carvalho informou n’O Globo sobre dois projetos tramitando na Câmara dos Deputados que visam liberar mineração e pecuária em Reservas Extrativistas (RESEX), onde Comunidades Tradicionais vivem da extração sustentável de produtos florestais.

Se aprovadas, essas propostas darão guarida legal para o avanço recente do agronegócio e dos garimpos nessas áreas, além de ameaçar famílias de pequenos agricultores e ribeirinhos que dependem da atividade extrativista para ter seu ganha-pão. “A ideia é mercantilizar as RESEX. Não há melhor expressão do que a de ‘passar a boiada’”, comentou o deputado Pedro Uczai (SC), crítico aos projetos.

A reportagem também cita outro projeto, do deputado Uldurico Junior (BA), que pede a transformação da RESEX Marinha de Canavieiras em Área de Proteção Ambiental, o que permitiria a construção de empreendimentos privados, como resorts turísticos.

Em tempo 1: Daniel Camargos, da Repórter Brasil, divulgou no UOL detalhes sobre o vazamento de uma ação de fiscalização contra garimpeiros ilegais na região de Jacareacanga (PA) no final de setembro. Encabeçada pela Polícia Federal, IBAMA e FUNAI, a operação teria sido antecipada para os criminosos durante uma reunião de representantes de garimpeiros, indígenas pró-garimpo e um funcionário da FUNAI, realizada duas semanas antes da ação. Com a informação, os garimpeiros desmontaram áreas de extração ilegal e esconderam equipamentos para evitar sua apreensão ou destruição pelos fiscais.

Em tempo 2: Dissidentes das antigas FARC estão adentrando em território brasileiro atraídos pela intensificação do garimpo ilegal no país. De acordo com Leandro Prazeres na BBC Brasil, a Polícia Federal confirmou a prisão de dois colombianos durante operação contra o garimpo em Japurá (AM) em agosto passado. As investigações indicam que os guerrilheiros colombianos estão extorquindo garimpeiros e cobrando um “pedágio” para permitir essa atividade na região.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 − quatro =