Projeto do artista português Miguel Pinheiro mostra a diversidade cultural quilombola na Amazônia

No Buala

“Afro-Amazônia” é um projeto visual, idealizado e dirigido por Miguel Pinheiro, que dá visibilidade à cultura preta quilombola. É uma pauta cultural que destaca a diversidade cultural do povo preto que vive na maior floresta tropical do mundo. Pouco se sabe sobre comunidades quilombolas que vivem na Amazônia, porém existem e resistem.

Esta é uma pequena série multimídia, que combina o audiovisual com a fotografia, viaja na procura de depoimentos e cantigas e conta a história preta ao longo dos anos.

O principal objetivo do projeto é mostrar as particularidades reservadas a este quilombo e divulgar os passos desta história ainda desconhecida por muitos. Os depoimentos chamaram a nossa atenção para as inúmeras ameaças que as populações distantes do eixo central do Brasil sofrem, podendo as mesmas vir a desaparecer. 

Por meio de fotolivro e vídeos, que já estão a ser difundidos, é possível conhecer essa cultura e a sua história, bem como entender como funciona o apagamento cultural por meio de igrejas evangélicas e também as dificuldades ambientais. A cultura respira, mas sob pressão.

Miguel Pinheiro – Artista português que já percorreu diversos países de língua portuguesa com os seus projetos multimídia divulgando a diversidade cultural de povos tradicionais.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × três =