Pedro Calvi / CLP
Nesta quarta (8), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) promove uma sessão do filme “Marighella”, de Wagner Moura. A exibição acontece no Auditório Nereu Ramos, às 14h30. A projeção não será veiculada. O debate, após o filme, com 2h37 minutos de duração, deve ser transmitido ao vivo pelo Youtube da Câmara dos Deputados.
A exibição do longa foi proposta pelo deputado Glauber Braga (PSOL/RJ).
Além de parlamentares e representantes da sociedade civil, participam da discussão os atores Luiz Carlos Vasconcelos e Maria Marighella, que é neta de Carlos Marighella.
O filme conta a história dele, Carlos Marighella, político, escritor e guerrilheiro. Ele fez parte do Partido Comunista Brasileiro (PCB), pelo qual exerceu mandato como deputado federal, mas do qual também foi expulso por divergências ideológicas. Passo seguinte, fundou a Aliança Libertadora Nacional (ALN). A Aliança se tornaria um dos principais grupos da luta armada contra a ditadura.
Em 4 de novembro de 1969, Marighella foi morto num atentado por agentes do regime militar em São Paulo. De acordo com a Comissão Nacional da Verdade, ele morreu com um tiro à queima roupa dentro de uma viatura da polícia, após perseguição dentro de um cinema.
O filme começou a ser rodado no final de 2017 e foi lançado em 2019 no Festival de Cinema de Berlim. Por causa da pandemia e entraves burocráticos na Ancine (Agência Nacional do Cinema), a película estreou apenas este ano no Brasil.
“A exibição do filme é uma forma de homenagem à memória nacional, à história imprescindível de Carlos Marighella para a redemocratização do país e ainda um tributo à cultura e cinema brasileiros, que vêm sofrendo duros ataques nos últimos tempos”, afirma Glauber Braga.