As crianças que estão processando 33 países na Europa

BBC

“Queremos que nossa geração e as futuras gerações tenham os mesmos privilégios da geração de nossos pais”, explicam os irmãos portugueses Sofia e André Oliveira, duas das seis crianças e jovens portugueses que estão processando judicialmente 33 governos europeus – todos os países da União Europeia e também Noruega, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.

O caso, que tramita na Corte Europeia de Direitos Humanos, alega que esses países não fizeram o suficente para prevenir os incêndios florestais devastadores que Portugal sofreu em 2017 – precedido por fortes ondas de calor que, por sua vez, são causadas pelas mudanças climáticas.

Os jovens – que têm entre 9 e 22 anos de idade – alegam que a inação de governos europeus perante as mudanças climáticas fere seus direitos humanos individuais.

“Queremos que eles (governantes) vejam isso como uma segunda chance. Não como um ataque, mas como uma oportunidade”, afirma André.

Modelagens científicas estimam que crianças nascidas em 2020 enfrentarão sete vezes mais ondas de calor do que seus avós enfrentaram (leia mais aqui).

Menina em protesto contra mudanças climáticas, em Berlim; jovens têm liderado protestos por metas mais ambiciosas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro + dezesseis =