Tania Pacheco, Combate
Se o Ibama saiu em campo primeiro, realizando já no dia seguinte às denúncias (15) voo de buscas com Juma Xipaya a bordo, como pode ser visto na foto acima, acabou por ser o ICMBio o responsável por localizar no dia seguinte, 16 de abril, a balsa e os garimpeiros que haviam invadido a terra indígena escondidos na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrízio. Para comprovar o feito há, inclusive, vídeos da balsa com o nome da Operação Tríade-Terra do Meio gravado nas filmagens.
De acordo com relato de Wallace Lopes, agente do Ibama e integrante da Direção da Ascema, também de ontem, 16, “os fiscais do ICMBio apreenderam a balsa e deram voz de prisão aos garimpeiros”. Ainda segundo ele, haviam sido “mobilizadas 02 aeronaves para deslocamento dos infratores até a cidade de Itaituba, onde serão deixados a disposição da Polícia Federal”.
Curiosamente, o ministro da Justiça atribuiu (e a chamada grande imprensa adotou a versão) à rápida ação do Governo Federal as ações em defesa dos Xipaya, que teriam sido realizadas sob o comando da Polícia Federal: “Rápida reação do @JusticaGovBR e do @mmeioambiente afastou os invasores da terra Xipaia no Pará, ontem (15)”, afirmou Anderson Torres segundo a Agência Brasil. Vale lembrar que os invasores só foram localizados e presos (pelo ICMBio, sói repetir) ontem, dia 16.
No mais, a própria Polícia Federal não reivindica para si o feito: a única notícia a respeito em seu site esta manhã é ainda do dia 15, informando que atuaria em conjunto com ICMBio, Força Nacional, Ibama e Funai para garantir a “segurança na região da terra indígena Xipaia“.
O que nos interessa, além de destacar a verdade, é comemorarmos, de um lado, a rápida reação dos Xipaya, que, principalmente através do forte vídeo-denúncia de Juma Xipaya, alcançou repercussão talvez internacional, potencializado também pelo foco no encerramento do ATL. Parabéns a Juma Xipaya, a seu pai e seu Povo.
De outro lado, parabéns igualmente ao Ibama e ao ICMBio, que apesar de violentados, ultrajados, desrespeitados, atacados das formas mais abjetas pelo atual governo, contam ainda com servidores que se mantêm altivos e dignos da missão para a qual foram concursados.
Abaixo, notícias e vídeos postados por Wallace Lopes no seu perfil no Twitter:
A equipe não encontrou balsa. Certamente já estavam fora dos limites da TI. Porém, uma outra operação do do ICMBio estava acontecendo na região da Terra do Meio. Os fiscais do ICMBio acabar encontrando hj a balsa dentro da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrízio. pic.twitter.com/fsAMyydvtk
— AAF Wallace Lopes (@wallacerrlopes) April 16, 2022
Parabéns aos colegas do IBAMA e do ICMBio pela “caçada” do bem. E, principalmente, parabéns ao Povo Xipaya que não se calou diante da destruição de seu território. Bravíssimo!
— AAF Wallace Lopes (@wallacerrlopes) April 16, 2022
E, para encerrar, filmagens do ICMBio quando da localização e apreensão da balsa, postadas por Juma Xipaya em rede social. Ao pé dos fotogramas, o nome da Operação Tríade-Terra do Meio:
–
Juma Xipaya e equipe do Ibama em sobrevoo para localizar a balsa dos garimpeiros, no dia 15 de abril. Foto: Rede social