Atingidos pela hidrelétrica de Balbina sofrem com a abertura das comportas no Amazonas

Moradores de comunidades rurais de Presidente Figueiredo (AM) perderam produção agrícola e ficaram isolados por conta da inundação no município

por Coletivo de Comunicação do MAB PA

Cerca de 1.500 famílias à jusante da hidrelétrica de Balbina estão sofrendo com as inundações provocadas pela abertura das comportas da usina no último dia 14, após a Eletrobras entrar em acordo com a prefeitura de Presidente Figueiredo (AM). Com a abertura, o rio Uatamã está subindo cerca de 7 cm por dia, com uma vazão de cerca de 610 m³ de água por segundo.

Segundo Fátima Monteiro, coordenadora do MAB em Balbina, as principais comunidades atingidas são Céu e Mar, São José, São Jorge, assentamento PDS Morena, ramal Carlos Augusto, Bela Vista, Macacabóia e Maracarana. “Todas essas comunidades tiveram os seus acessos atingidos diretamente pelas enchentes e centenas de famílias perderam parte da sua produção agrícola”, denuncia a coordenadora.

Com as fortes chuvas deste ano, a Eletrobras já havia aberto parcialmente as comportas da de Balbina em 14 de março. Antes desse evento, a última vez em que as comportas da hidrelétrica haviam sido abertas foi há 13 anos, segundo reportagem da Rede Amazônica. No dia 06 de abril, a Justiça Estadual proibiu a liberação de mais volume de água pelas comportas, no entanto, a Eletrobras recorreu, alegando risco às estruturas da barragem.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × 2 =