Ameaçados pelo urânio: Encontro online com indígenas Navajo dos EUA e indígenas do Ceará

Segunda, 23 de maio, às 16:00, em https://youtube.com/c/MAMRio, conheça as estrelas do filme “O Retorno do Menino Navajo”, Elsie Begay e John Wayne – não o ícone de Hollywood, mas o irmãozinho perdido de Elsie – que recebeu esse nome por ter nascido em Monument Valley, local das filmagens dos faroestes americanos.

Uranium Film Festival vai reunir, pela primeira vez na história, representantes do povo Navajo que vive, há mais de 40 anos, com a herança radioativa da mineração de urânio nos Estados Unidos, e povos indígenas no Brasil, hoje ameaçados com a planejada mina de urânio-fosfato, no Ceará, na região do projeto Santa Quitéria, onde vivem oito povos indígenas: Tabajara, Potyguara, Gavião, Tubiba-Tapuia, Kanindé, Karão-Jaguaribara, Anacé e Tapeba.

O encontro contará com a participação de Elsie Begay, John Wayne Cly, Elvis Tabajara, Teka Potyguara, Jardel Potyguara e Toinho Gavião. Mediação em inglês e português pelos cineastas Jeff Spitz dos EUA e Miguel Silveira do Brasil.  

A navajo Elsie Mae Cly Begay vai ganhar o Troféu de Honra ao Mérito do Uranium Film Festival este ano, por sua liderança e contribuições criativas ao documentário “O Retorno do Menino Najavo” de Jeff Spitz. Mas também por sua coragem em viajar milhares de quilômetros para falar com educadores, estudantes, jornalistas e funcionários do governo norte-americano, fazendo as pessoas entenderem o sofrimento do povo Navajo, causado por décadas de mineração de urânio.

O evento online é uma correalização do Uranium Film Festival com a Cinemateca do MAM Rio e Groundswell Educational Films de Chicago e faz parte da 11ª edição do International Uranium Film Festival do Rio de Janeiro, de 19 a 29 de maio de 2022, em formato híbrido: presencial no Auditório da Cinemateca do MAM Rio e online na Plataforma MAM Rio.

Gratuitamente 41 filmes sobre os riscos da guerra e energia nuclear e da mineração de urânio. Sejam bem-vindos!

https://uraniumfilmfestival.org/pt-br/programacao-rio-2022

Elsie Mae Cly Begay e Teka Potyguara. Fotógrafo: Iago Barreto

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 + dois =