41 filmes “atômicos” no MAM RIO

International Uranium Film Festival: Festival de Cinema da Era Atômica

O 11º International Uranium Film Festival do Rio de Janeiro, o Festival de Cinema da Era Atômica, começa quinta-feira, 19 de maio, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio) e globalmente online (disponível de 19 a 29 de maio). 41 filmes „atômicos“ de 39 cineastas, provenientes de 21 países, serão exibidos até 29 de maio. Grande destaque do Festival é a estreia brasileira do filme “Vale dos Deuses” (2019, 126′), com a presença do diretor polonês Lech Majewski, no último dia do Festival, 29 de maio, na sessão das 16:10. “Vale dos Deuses” (Valley of the Gods) é a produção mais recente de Lech Majewski e conta com  várias  estrelas de Hollywood, como John Malkovich, Bérénice Marlohe, Joseph Runningfox  e  Josh Hartnett.

Diretor de cinema, Lech Majewski é também diretor de ópera e de teatro, escritor, escultor, pintor, poeta e autor de instalações de vídeo arte. Nasceu em Katowice, em 1953, e ganhou reconhecimento internacional em 1996, como co-produtor e co-roteirista do filme “Basquiat”, de Julian Schnabel, onde David Bowie interpretou o papel de Andy Warhol. Seus vídeos, filmes e obras de arte são exibidos em diversas galerias e museus ao redor do mundo. Em 2006, o New York Museum of Modern Art (MoMA) homenageou o Majewski com a retrospectiva de suas obras.

Lech Majewski receberá o troféu do Festival na categoria de melhor longa-metragem de ficção da edição do Festival 2020 que, por causa da Pandemia, só aconteceu no Uranium Film Festival Berlim. Agora, o troféu será entregue junto aos premiados de 2022 – mas estes só serão revelados na cerimônia de premiação que começará logo após a sessão “Vale dos Deuses”, domingo, 29 de maio.

Sobre o Uranium Film Festival: Criado em 2010, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é o único festival de cinema no mundo dedicado a todos os assuntos da energia nuclear e já realizou mais de 70 mostras internacionais, em 7 países e várias cidades, incluindo Berlim, Hollywood e Nova York.

Segue a programação completa do Festival

Além de Lech Majeweski, o Festival conta com a presença dos cineastas espanhóis José Herrera e Jaime García, do brasileiro Miguel Silveira, da produtora norte-americana Missy Hernandez.  O Festival também recebe um convidado excepcional, o Embaixador Sérgio Duarte, que foi Alto Representante da ONU para Assuntos de Desarmamento Nuclear e representante do Brasil na Agência Internacioanl de Energia Atômica. No Brasil, não há quem saiba mais sobre diplomacia e armas nucleares do que ele. Para não esquecer o maior acidente radiológico no Brasil, contamos com a presença de Odesson Alves Ferreira, esclarecedor e vítima deste acidente com o césio 137, ocorrido em Goiânia, em setembro de 1987.

Agradecemos a parceria da Cinemateca do MAM Rio, a casa do Festival desde 2012. A colaboração da FAETEC Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, das Embaixadas da Polônia, Espanha e França e do Consulado Geral da República da Coreia / Centro Cultural Coreano no Brasil. O Festival foi criado para nos mantermos a salvos dos riscos da radioatividade da Era Atômica. É um festival pela vida! E queremos brindar à vida com cada um de vocês, na Cinemateca do MAM Rio. Saúde e paz para todxs!

Foto acima: Joseph Runningfox estrela ao lado de John Malkovich, no filme “Vale dos Deuses” (Valley of the Gods) de Lech Majewski. Joseph Runningfox é um dos atores indígenas mais conhecidos de Hollywood. Ele também é famoso por seu papel como Gerônimo no filme de 1993 „Geronimo”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove − 8 =