MST no Rio de Janeiro emite nota sobre incêndio no PDS Osvaldo de Oliveira, na região serrana de Macaé-RJ
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio de Janeiro informa que ontem (18/8/2022) iniciou-se um foco de incêndio natural provocado pelas altas temperaturas e a seca no assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, na região serrana de Macaé/RJ.
O incêndio teve início no começo da tarde de ontem e se propagou rapidamente pelo assentamento devido aos fortes ventos. O incêndio provocou a perda total de várias unidades de produção e moradias dos assentados, perda total de produção, sistemas de irrigação e criação animal, como também atingiu o sistema de rede elétrica, deixando as famílias sem energia e sem água, já que as mangueiras que distribuem desde a nascente, também foram atingidas pelo fogo).
É necessário mais uma vez denunciar o descaso público. A falta de estradas gera maior desafio para a entrada dos bombeiros. Há mais de 10 anos as famílias de assentados do PDS Osvaldo de Oliveira lutam para viver e preservar o território, que é o 1º PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) do Estado do Rio de Janeiro. O descompromisso do atual governo federal com a reforma agrária se evidencia com a ausência de políticas públicas tão necessárias para se garantir esse direito constitucional que é a reforma agrária!
Solidariedade
O MST rapidamente e articulado com o conjunto da sociedade conclama a todos, todas e todes a serem solidários com os companheiros e companheiras do PDS Osvaldo de Oliveira, que neste momento precisam de forma urgente: água para beber, alimentos, agasalhos, cobertores, barracas, lonas, ferramentas e doações em dinheiro para reerguer os barracos. O fogo ainda não foi controlado, por isso chamamos com urgência a todas as unidades responsáveis para controlar o fogo na região.
Confira abaixo algumas formas de ajudar:
Pontos de arrecadação
Armazém do Campo Rio de Janeiro – Avenida Mem de Sá 135, Centro.
SindiPetro-Macaé
UFF-Rio das Ostras
Portaria de entrada do Instituto de Humanidades e Saúde (IHS)
Campus Universitário de Rio das Ostras UFF-Macaé, Hall de entrada
Campus Universitário de Macaé Acampamento Edson Nogueira KM 18 RJ 162
Pressão sobre o corpo de Bombeiros
Solicitamos a todas as pessoas que possam ligar para o 193 ou para o Corpo de Bombeiros de Macaé no telefone (22) 27620193. Precisamos pressionar o corpo de bombeiros, através de ligações, pois o incêndio continua avançando, atingindo novas moradias.
As coordenadas de referência do PDS Osvaldo de Oliveira, são: RJ 162 nas coordenadas 22º 14’ 38.7” S 41º 58’ 25.7 W, córrego do ouro, Macaé RJ CEP 27980-000.
*Editado por Fernanda Alcântara
–
Foto: Divulgação