Ex-presidente do STF, Celso de Mello declara voto em Lula nas eleições deste ano

Em nota, Celso de Mello disse que Bolsonaro é um ‘político menor, sem estatura presidencial’ e que nega ‘reverência’ à ordem democrática. Lula aparece em 1º lugar nas pesquisas

g1

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STFCelso de Mello divulgou nesta terça-feira (27) uma nota na qual declarou voto no ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República nas eleições deste ano.

Ex-presidente do STF, Celso de Mello escreveu que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, é um “político menor, sem estatura presidencial” e que integra corrente política que nega “reverência” à democracia.

“A atuação de Bolsonaro na Presidência da República revelou a uma Nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial, de elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República”, escreveu Celso de Mello em um trecho da nota.

Lula aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Levantamento do instituto Ipec divulgado nesta segunda (26), por exemplo, mostrou Lula com 48% das intenções de voto (52% dos votos válidos), enquanto Bolsonaro apareceu com 31%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 5%.

Além de Celso de Mello, outro ex-presidente do STF já declarou voto em Lula: o ministro aposentado Joaquim Barbosa, que relatou o processo do mensalão.

Ao declarar voto no petista, Joaquim Barbosa disse que Bolsonaro “não é um homem sério” e “não serve para governar um país como o nosso”.

Leia a íntegra da nota de Celso de Mello:

A atuação de Bolsonaro na Presidência da República revelou a uma Nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial , de elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República e cujo comportamento vulgar, de todo incompatível com a seriedade do cargo que exerce, causou o efeito perverso de vergonhosamente degradar a dignidade do ofício presidencial ao plano menor de gestos patéticos e de claro (e censurável) desapreço ao regime em que se estrutura o Estado Democrático de Direito!

Em defesa da sacralidade da Constituição e das liberdades fundamentais, em prol da dignidade da função política e do decoro no exercício do mandato presidencial e em respeito à inviolabilidade do regime democrático, tenho uma certeza absoluta: não votarei em Jair Bolsonaro!!!

É por tais razões que o meu voto será dado em favor de Lula no primeiro turno.

Celso de Mello, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 + 2 =