Videorreportagem: Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa

Videorreportagem denuncia ataques de neopentecostais aos rezadores kaiowa e guarani e seus templos

Luan Iturve e Valdinéia Jorge, Agência Pública

A Agência Pública lança a videorreportagem Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa, fruto de projeto proposto pelos comunicadores indígenas Luan Iturve e Valdinéia Jorge.

A reportagem aborda os constantes ataques de neopentecostais aos rezadores kaiowa e guarani nos últimos anos. Uma onda de incêndios contra casas de reza tradicionais tem sido a face mais visível da intolerância religiosa de grupos formados por indígenas convertidos que passam a demonizar as manifestações tradicionais de seu próprio povo. O vídeo também mostra como o movimento das mulheres kaiowa e guarani tem atuado para denunciar e enfrentar o problema.

URGENTE

Nosso repórter Luan Iturve, indígena Guarani-Nhandeva e autor do video “Pyaegua – o povo Kaiowa e Guarani reage à intolerância religiosa”, recebeu ameaças por parte de membros de uma das igrejas evangélicas exibidas na reportagem. Com a segurança de Luan em risco, decidimos retirar o vídeo do ar enquanto tomamos as providências cabíveis. Lamentamos o episódio tão revelador da intolerância religiosa retratada na reportagem.

Reprodução: Agência Publica

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis + oito =