Davos vai convidar Lula para apresentar seu projeto ao mundo. Por Jamil Chade

No UOL

O Fórum Econômico Mundial vai convidar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para seu evento anual, que ocorre em janeiro na estação de esqui de Davos, na Suíça. O objetivo é dar ao novo presidente um palco central para que apresente ao mundo seu projeto de governo e de política externa. Se aceitar, o brasileiro corre o risco de ser alçado a uma das principais estrelas do evento de 2023.

Em conversa com a reportagem do UOL, a mais alta cúpula do Fórum confirmou que o convite será feito nos próximos dias. Havia um temor de que, se não reconhecesse sua derrota, o presidente Jair Bolsonaro jogaria o país numa crise política. Mas, segundo Davos, o discurso de terça-feira, ainda que breve, abriu a porta para uma transição.

“Tudo indica que não vamos repetir o cenário de Trump”, disse um dos organizadores de um dos principais eventos do mundo, numa referência à recusa do ex-presidente americano de admitir a derrota e criar uma crise nos EUA.

O convite de Davos é o segundo por parte de uma cúpula internacional, antes mesmo de Lula assumir o governo. Nesta semana, o UOL revelou que o governo do Egito e anfitrião da Cúpula da ONU para o Clima também pediu que o brasileiro compareça à reunião em duas semanas no país árabe.

Continue a ler no UOL.

Ato em Florianópolis reuniu milhares de apoiadores no centro da cidade – Foto: Ricardo Stuckert

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

20 − treze =