“A construção coletiva de um Projeto de Vidas”: Heresis lança e-book de Amyra El Khalili (para baixar)

As commodities ambientais são o oposto das commodities convencionais, por fazerem contraponto aos critérios de padronização e comercialização, ao questioná-los tecnicamente, confrontando os números e estatísticas das grandes escalas de produção.  As commodities ambientais não são créditos de carbono e seus derivativos (REDD, REDD+, Pagamentos por Serviços Ambientais, Créditos de Compensação, Créditos de Efluentes, Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos, entre outras pirotecnias financeiras).  Pelo contrário, este relatório rebate as falsas soluções dos que se apresentam como “lobos vestidos e pele de cordeiro” .

Por Editora Heresis

 Este e-book celebra as caminhadas beduínas[1] de mais de três décadas da professora economista Amyra El Khalili na construção econômica socioambiental na América Latina e no Caribe. Trata-se da compilação dos principais trabalhos reproduzidos pela Revisa Fórum de Direito Urbano e Ambiental – FDUA[2], elaborados, em equipe multidisciplinar, pelos estudantes e professores dos cursos conduzidos por Amyra, discutidos e apresentados em salas de aula, em grupos de discussões na internet, em fóruns, publicações, entrevistas, palestras, congressos, conferências e seminários no Brasil e no exterior.  Nesta obra, você refletirá sobre temas como economia de mercado e políticas públicas, meio ambiente e cidadania, redes solidárias e ações proativas, impactos socioambientais e suas resoluções, desigualdades e exclusão social, geração de ocupação, de renda e alternativas de trabalho, conflitos geopolíticos e socioeconômicos, miséria e generosidade.

Amyra é um exemplo de ativismo a serviço da paz entre os povos, entre os gêneros masculino e feminino, entre progresso e preservação ambiental. Sua militância pela dignidade humana, pelo respeito à mulher, contra a discriminação de ordem racial e étnica tem merecido a consideração e as admirações de quantos privam de sua amizade e daqueles que a “ouvem e leem” os seus artigos. Como economista, Amyra empenhou-se, acima de tudo, em demonstrar que é possível conciliar uma alternativa à economia de mercado com a proteção do meio ambiente.

O selo Heresis Sustentabilidade sente-se honrado pela possibilidade de participar da importante publicação e divulgação deste trabalho pioneiro.

Baixe AQUI.

Notas:

[1] Os beduínos são um grupo étnico que habita os desertos do Oriente Médio e do Norte da África, em regiões da Arábia Saudita, Síria, Iraque, Jordânia e Egito. O termo “beduíno” deriva do plural de árabe badawī, que significa nômade, bem como das palavras albedu (habitantes das terras abertas) e albeit (povo da tenda).

[2 Os relatórios produzidos pela Aliança RECOs resultantes dos cursos de Economia Socioambiental são publicados pela Revista Fórum de Direito Urbano e Ambiental (FDUA). A FDUA é o primeiro periódico brasileiro especializado em Direito Urbano e Ambiental. Os assinantes da FDUA são tribunais de justiça, ministérios públicos, AGU, STF, câmaras de deputados, operadores do direito, entre outros.

Imagem: World Rainforest Movement

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 + thirteen =