Quilombos do Pai Felipe e do Jabaquara se tornam patrimônios culturais e históricos de Santos, SP

Lei nº 4.144 foi sancionada na quarta-feira (23) e define o reconhecimento dos espaços. Um deles, inclusive, se tornará um centro cultural.

Por g1 Santos

As áreas onde uma vez existiram os quilombos do Pai Felipe e do Jabaquara foram reconhecidas como patrimônio cultural e histórico de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, um dos espaços se tornará um centro cultural.

O projeto de lei, de autoria do vereador Fabrício Cardoso, foi aprovado durante uma sessão na Câmara Municipal de Santos em outubro deste ano. Já a lei nº 4.144 foi sancionada, na última quarta-feira (23), em uma cerimônia no Paço Municipal para oficializar o momento.

O prefeito Rogério Santos, a vice-prefeita Renata Bravo, o vereador Fabrício Cardoso e a presidente em exercício do Conselho da Comunidade Negra, Diná Evangelista Santos, estavam presentes.

A lei considera as áreas que abrigaram escravos fugidos de todo o estado no século XIX. O antigo quilombo do Pai Felipe ficava localizado no sopé do Monte Serrat. Já o quilombo do Jabaquara ficava no sopé voltado ao bairro Jabaquara e as ruas Dr. Gastão Vidigal, Professor Celso da Cunha Alves e a Av. Dr. Waldemar Leão.

Segundo a Prefeitura de Santos, o marco central simbólico das áreas serão placas de identificação já existentes nos locais, bem como a palmeira-imperial, no caso do Quilombo do Pai Felipe.

De acordo com a prefeitura, o local onde ficava o quilombo do Pai Felipe se tornará um centro cultural, deixando de ser utilizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos. A primeira reunião para discutir o projeto está marcada para a próxima semana, conforme a administração municipal.

Ainda segundo a prefeitura, o quilombo do Pai Felipe, o Rei Batuqueiro, recebe o nome pois é considerado o pioneiro do samba no litoral paulista. Já o quilombo do Jabaquara recebe destaque devido à sua dimensão e pela quantidade de abrigados na época de seu funcionamento. A estimativa é que tenham passado até 10 mil negros no local.

Imagem: Quilombos do Pai Felipe e do Jabaquara se tornam patrimônios culturais e históricos de Santos, no litoral de SP — Foto: Prefeitura de Santos/ Marcelo Martins

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × cinco =