O textinho e o vídeo abaixo encaminham para a reportagem “Nome aos bois”, ótimo trabalho da Repórter Brasil que pode ser visto e lido no postagem original, aqui. (TP)
Por Repórter Brasil
Terras baratas, pouca fiscalização ambiental e incentivos do governo, desde a época do Brasil Império, para ocupar a floresta com atividades econômicas. Esses são alguns dos fatores que explicam porque, em um país continental, parte significativa da sua produção de gado está em áreas desmatadas da maior floresta tropical do mundo.
Atualmente, os nove estados que compreendem a Amazônia Legal abrigam quase a metade (43%) de toda a população bovina do país.
Se hoje existem estudos que indicam que 75% do desmatamento da Amazônia ocorre para a abertura de pasto, o fenômeno não é recente. Dos dez pecuaristas retratados neste especial, parte importante deles chegou à região Norte vindos do Sul e do Sudeste com incentivos do governo militar nas décadas de 1960 e 1970. A outra parte investe na região, seja para lucrar com gado ou com terra.
–
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Regina MOreira