Prelazia de Itacoatiara lança nota de repúdio aos ataques à democracia

Prelazia de Itacoatiara, Amazonas, lança nota declarando total repúdio e manifestando profunda indignação com os fatos ocorridos em Brasília, no último dia 08 de janeiro

CPT

Em comunhão ao pronunciamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Prelazia de Itacoatiara(AM) lança nota e repudia os atos antidemocráticos ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). O documento se soma aos cidadãos e às cidadãs de bem, ao Governo Federal (com seus ministérios e serviços de segurança pública), aos Governos Estaduais, aos Municípios, ao Supremo Tribunal Federal, ao Ministério Público, às Igrejas com seus organismos e pastorais, aos movimentos populares, partidos políticos, que pedem uma vigorosa investigação, para que sejam identificadas as pessoas que invadiram os prédios, causaram a destruição de nosso patrimônio e ofenderam nossa democracia.”

Confira a Nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES À DEMOCRACIA ACONTECIDOS EM BRASÍLIA DIA 08 DE JANEIRO DE 2023

A Prelazia de Itacoatiara, Amazonas, em comunhão com a Nota emitida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos Católicos do Brasil, vem a público declarar total repúdio e manifestar profunda indignação com os fatos ocorridos em Brasília, Capital da República, no dia 08 de janeiro do corrente ano, quando manifestantes atacaram a Democracia, invadiram os prédios dos três Poderes da República, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF – Supremo Tribunal Federal, causando inúmeros danos ao patrimônio físico e cultural.

Os manifestantes pediam uma intervenção militar e afirmavam não reconhecerem o resultado da eleição no segundo turno, ocorrido em 30 de outubro de 2022, nem a diplomação do candidato eleito democraticamente, segundo a legislação eleitoral em vigor, que ocorreu no dia 12 de dezembro e, também, não reconheciam o governo que assumiu no dia 1º de janeiro de 2023. Pediam, portanto, um golpe contra o estado democrático de direito (cf. Constituição Federal, Artigo 1º), o que é crime, e causaram um dos maiores vexames da história política de nosso país.

Somamo-nos aos cidadãos e às cidadãs de bem, ao Governo Federal (com seus ministérios e serviços de segurança pública), aos Governos Estaduais, aos Municípios, ao Supremo Tribunal Federal, ao Ministério Público, às Igrejas com seus organismos e pastorais, aos movimentos populares, partidos políticos, que pedem uma vigorosa investigação, para que sejam identificadas as pessoas que invadiram os prédios, causaram a destruição de nosso patrimônio e ofenderam nossa democracia. Que estas pessoas e seus inspiradores, incentivadores, facilitadores e financiadores sejam exemplarmente punidos, segundo as leis de nosso país.

Democracia Sempre!

Anistia aos golpistas não!

Pela Prelazia de Itacoatiara:

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV – Bispo

Seminaristas de Filosofia e Teologia