Documentário sobre mulheres da pesca artesanal estreia hoje 

No Instituto Aggeu Magalhães

A pesquisa Desastre do petróleo – Saúde dos povos das águas lança no dia 20 de janeiro, às 15h, no Bar da Vaninha, na comunidade de Tiriri (próximo à praia), em Cabo de Santo Agostinho, o documentário “O mar que habita em mim”, fruto da dissertação da mestra em Saúde Pública (PPGSPMP) Mariana Gurbindo Flores. O filme também é um dos produtos do projeto financiado pelo edital Territórios Sustentáveis Saudáveis do Programa Inova Fiocruz e pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS/Facepe). A coordenação é da pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz PE Idê Gurgel.

O documentário narra o processo de trabalho e a relação das mulheres com a pesca artesanal e a saúde, a partir de pesquisa feita nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, litoral Sul do estado de Pernambuco, com o objetivo identificar os processos de vulnerabilidade socioambiental e a saúde das mulheres pescadoras e marisqueiras de comunidades desses municípios.

As pescadoras e marisqueiras das comunidades tradicionais da pesca artesanal do litoral sul de Pernambuco são impactadas pelo Complexo Industrial Portuário Suape, assim como pelo derramamento de petróleo ocorrido na costa do Nordeste brasileiro em 2019 e, mais recentemente, pela pandemia de Covid-19, com agravamento das vulnerabilidades socioeconômicas, ambientais e de saúde. A dissertação teve por objetivo analisar as vulnerabilidades socioambientais e de saúde das mulheres marisqueiras e/ou pescadoras artesanais, expostas ao derramamento de petróleo no contexto da pandemia de Covid-19, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca em Pernambuco.

Participaram 34 mulheres marisqueiras e/ou pescadoras artesanais. Na coleta de dados, foram realizados encontros de grupos focais, oficinas de fotografia natural, encontros clínicos, o Diagnóstico Rápido Participativo e, por fim, a etnografia rápida, que abordaram temas centrais como: saúde sexual e reprodutiva como direito, ciclo menstrual, menopausa e os cuidados; saúde da mulher marisqueira e/ou pescadora, os processos protetores e destrutivos do trabalho na pesca, os impactos da Covid-19 e o petróleo.

A escolha pelo lançamento na comunidade trata-se de uma devolutiva do projeto para as mulheres que são tema do filme. Posteriormente serão divulgados outros espaços de exibição do documentário e um cine debate.

Pesquisa Desastre do petróleo – Saúde dos povos das águas: Poucos meses depois do desastre ambiental causado pelo petróleo bruto que invadiu praias do litoral nordestino em agosto de 2019 – considerado o mais grave derramamento ocorrido no litoral do Brasil – pescadores e marisqueiras das 16 cidades litorâneas de Pernambuco atingidas pelo acidente se depararam com outra calamidade: a pandemia da Covid-19.

Com o vazamento do petróleo essa população teve o seu sustento comprometido, pois não podiam exercer suas atividades no mar e nos mangues; viram a biodiversidade desses ecossistemas serem afetados, e, ao colaborar com a retirada do produto nas praias, sem o uso de equipamentos de proteção, foram expostos ao petróleo bruto, que pode causar distúrbios respiratórios, neurológicos e psíquicos. Na pandemia, muitos dos problemas consequentes do desastre foram agravados.

Diante desse cenário, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, ligados ao Laboratório de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente (Lasat) da Fiocruz Pernambuco, iniciaram pesquisas em 16 territórios atingidos pelo derramamento para investigar a saúde e em que condições socioambientais vive essa população no contexto atual, elaborando também estratégias de fortalecimento e de visibilidade dos problemas e conflitos vivenciados nas comunidades.

Ficha técnica:

Direção, Edição e Montagem:
Luara Olívia

Argumento
Mariana Gurbindo

Direção científica e de pesquisa
Mariana Olívia
Idê Gurgel

Direção de fotografia:
Clara Gouvêa

Assistência de câmera:
Nina Luna

Captação de imagens com drone:
Iggor Gomes

Equipe de pesquisa
Mariana Gurbindo
Bianca Peixinho
Nathalie Alves Agripino

Entrevistadas
Ana Márcia Ferreira da Silva Souza
Lucileide Francisca Evangelista de Lima
Valéria Maria de Alcântara
Vânia Maria de Alcântara

Agradecimentos
Colônia Z8 Cabo de Santo Agostinho
Associação de pescadores e pescadoras do Cabo de Santo Agostinho
Fórum Suape Espaço Socioambiental
Comissão Pastoral da Pesca (CPP)
Articulação Nacional das Pescadoras
Centro das Mulheres do Cabo
Centro de Assistência e Desenvolvimento Integram (Cadi)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)
Projeto Mangue mulher
Priscila Barreiras – Cadi
Ivaldo Sales – Cadi
Normando – Dono e motorista do barco
Chirleno Melo – Motorista da Fiocruz Pernambuco
Lindinalva Menezes – Secretária de pesquisa
Andréa Vasconcelos – PITTS
Maria Inês – PITTS

Equipe Projeto Desastre do Petróleo e Saúde do Povo das Águas
Aline Gurgel
Alyne Nascimento
Ana Catarina Medeiros
Ana Marília Cavalcanti
André Monteiro
Caroline Pontes
Carolina Leão
Cremilda Alves
Carlos Vasconcelos
Davi Cavalcanti
Egeval Neto
Evelyn Siqueira
Glaciene Gonçalves
Jardel Oliveira
Jefferson Florêncio
Erivaldo Gonçalves
Fernando Lima
Luca Silva
Loic Hernandez
Maria Mitsuko
Marcos Silva
Mariana Nepomuceno
Mariana Olívia
Priscylla Freitas
Rafaella Machado
Romário Santos
Rosely Arantes
Thaynã Lira

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Diogo Rocha.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

onze + quinze =