Uma comitiva de indígenas do Povo Waiwai entregou nesta segunda-feira (13), em Brasília, uma pauta de reivindicações à Presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Entre os pedidos, está o reforço das ações de fiscalização na Terra Indígena Trombetas/Mapuera, no Norte do país.
A presidente da Funai, Joenia Wapichana, recebeu as demandas dos indígenas, as quais serão encaminhadas para as áreas competentes. A delegação foi liderada pelos caciques gerais Zacarias e Eliseu Waiwai, que agradeceram a oportunidade de dialogar diretamente com a Presidência da instituição.
Localizada nos estados de Roraima, Amazonas e Pará, a Terra Indígena Trombetas/Mapuera tem quase 4 milhões de hectares e é morada de diferentes etnias, entre elas, os Waiwai.
Durante a reunião, Joenia Wapichana relatou o cenário de limitações orçamentárias e estruturais do órgão, sendo urgente a reestruturação dos trabalhos realizados pela Funai. “Estamos organizando a casa e, para que isso de fato ocorra, o apoio dos povos indígenas é fundamental“, pontuou.
A presidente da Funai também ressaltou a importância de dialogar permanentemente com as comunidades indígenas a fim de fortalecer as políticas públicas direcionadas a esses povos. Ela foi convidada a visitar a Terra Indígena Trombetas/Mapuera para ver de perto a realidade local.
—
Foto: Débora Schuch/Funai