Mulheres indígenas lançam websérie para fortalecer suas culturas e combater racismo colonialista

Na Rádio Yandê

Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Flor de María Álvarez Medrano são cineastas indígenas que usam o cinema como meio de expressão e lutam contra a colonização e preconceitos na América Latina. Agora, seus trabalhos ganharam maior visibilidade com o lançamento da websérie “sentir, pensar e agir”, coordenada pela pesquisadora goiana Sophia Pinheiro e financiada pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

A pesquisadora busca evidenciar o discurso contido no audiovisual dos cineastas, com o objetivo de fortalecer a tradição oral e os saberes identitários na América Latina, e promover o intercâmbio entre etnias indígenas. Graciela é da etnia Guarani Kaiowá, Patrícia é Guarani Mbyá e Flor é Maya.
Os cineastas abordam questões importantes em seus trabalhos, como a relação entre ancestralidade e contemporaneidade, a importância da imagem como arma para a luta indígena e o potencial do cinema para combater preconceitos e trazer à luz realidades difíceis de desconstruir.

A websérie, acessível para pessoas cegas e surdas, conta com três episódios e é um convite para conhecer um pouco mais do perfil desses cineastas indígenas. Além disso, o projeto inclui artigos acadêmicos e tese de doutorado que inspirou o trabalho apoiado pela FAC-GO.

A iniciativa reforça a importância de ampliar a aproximação da sociedade não-indígena com a narrativa mítica fora dos padrões convencionais da ciência, da história e dos livros, e promover o diálogo intercultural.

Acesse o conteúdo completo do projeto “sentir, pensar e agir” nos canais do Instagram e Youtube do projeto.

Instagram do projeto: https://www.instagram.com/sentir_pensar_agir/

Canal do Youtube:
https://www.youtube.com/playlist…

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove − catorze =