Indígenas Guarani Kaiowá ocupam área que denunciam estar sendo ‘grilada’ pela Corpal para construir condomínio de luxo

Folha de Dourados

Na madrugada de sexta-feira (07), dezenas de indígenas Guarani-Kaiowá, da Retomada Yvu Vera, no município de Dourados, ocuparam um terreno que estaria sendo “grilado” pela Corpal Incorporadora e Construção para edificar um condomínio de luxo. A retomada Yvu Vera possui 113 famílias que estão buscando a demarcação de suas terras.

Há poucos meses, a Corpal adentrou a área reivindicada pelos indígenas e começou a colocar estacas, deslocou maquinário, material de construção e trabalhadores para dar início à construção de um grande condomínio em área que pertenceria a uma das aldeias (Bororo, a outra é a Jaguapiru) que forma a reserva indígena urbana mais populosa do Brasil.

Os indígenas tentaram de todas as formas impedir a construção ilegal dentro de suas terras e não obtiveram nenhum sucesso. Até agora, as instituições do poder público, como justiça e outros órgãos do Estado não tomaram nenhuma medida. Os índios procuraram o Ministério Público que tentou embargar a obra, mas a construtora continuou as obras em processo acelerado, apesar da ação.

Obras da Corpal na área que os Guarani Kaiowá denunciam ser grilada.

Diante do silêncio e a aparente conivência do poder público, os índios foram obrigados a defender suas áreas com as próprias mãos e ocuparam a área que estava sendo grilada para a construção do condomínio de luxo e estão exigindo o fim das obras e a retirada de todo maquinário e material de construção.

De acordo com liderança indígena ouvida pela Folha de Dourados, “a decisão de retomar a área do canteiro de obras foi acertada. Diante da omissão e, na maioria das vezes, do apoio do Estado a grilagem de terras indígenas é preciso tomar medidas urgentes e não esperar pelas instituições para resolver os problemas para demarcação de terras e invasão de território”.

Veja abaixo o documento do Ministério Público ignorado pela Contrutora Corpal:

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi e Zelik Trajber.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze − 9 =